Cur­sou o ginasial e o cole­gial no Colé­gio São Luís. For­mou-se em dire­ito pela Fac­ul­dade de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de São Paulo. Con­cluiu o doutora­do pela Uni­ver­si­dade de Paris e rece­beu o títu­lo de livre-docente pela USP.

Exerce a advo­ca­cia des­de 1960. Foi asses­sor jurídi­co do Secretário da Fazen­da do Esta­do de São Paulo, chefe de gabi­nete do Min­istério da Justiça, secretário do Con­sel­ho de Defe­sa dos Dire­itos da Pes­soa Humana e secretário-ger­al do Min­istério da Justiça, chegan­do a assumir interi­na­mente o car­go de min­istro da Justiça, em 1970, sub­sti­tuin­do o tit­u­lar Alfre­do Buzaid.

Lecio­nou dire­ito con­sti­tu­cional e intro­dução à ciên­cia do dire­ito na Pon­tif­í­cia Uni­ver­si­dade Católi­ca de São Paulo. Em 1969, tornou-se pro­fes­sor tit­u­lar de dire­ito con­sti­tu­cional da Fac­ul­dade de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de São Paulo, da qual foi dire­tor de 1973 a 1974.

Foi vice-gov­er­nador do Esta­do de São Paulo, durante o gov­er­no de Paulo Egy­dio Mar­tins. Tam­bém foi secretário de Esta­do da Admin­is­tração e da Justiça de São Paulo. Inte­grou o Con­sel­ho Estad­ual de Edu­cação de São Paulo, e o Con­sel­ho Fed­er­al de Edu­cação, ten­do sido seu pres­i­dente de 1991 a 1994.

Foi eleito suplente de senador em 1978, ten­do exer­ci­do tem­po­rari­a­mente o manda­to em 1982.

Em 2004, foi aposen­ta­do com­pul­so­ri­a­mente como pro­fes­sor da USP, ao atin­gir a idade lim­ite de 70 anos.Em 2009, rece­beu o títu­lo de pro­fes­sor eméri­to daque­la insti­tu­ição.

Foi agra­ci­a­do com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Públi­ca, de Por­tu­gal, e o Colar do Méri­to do Tri­bunal de Justiça de São Paulo.

Tit­u­lar da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito