Os Cen­tros, Insti­tu­tos, Núcleos e Gru­pos de Pesquisa, Estu­do e Ativi­dades de Par­tic­i­pação e Exten­são à Sociedade (ACADEMIA PESQUISA) foram cri­a­dos pelo Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Alfre­do Attié, por meio da Dire­ti­va n. 4 de 21 de Jul­ho de 2017.

Sua final­i­dade é a de desen­volver pesquisas e estu­dos rel­a­tivos às várias áreas de con­hec­i­men­to jurídi­co, em nív­el de excelên­cia, para a reflexão e a práti­ca de novos ramos e rumos do dire­ito, visan­do ao apri­mora­men­to da sociedade e ao diál­o­go com out­ros saberes, sejam tradi­cionais, artís­ti­cos, cien­tí­fi­cos, filosó­fi­cos, sob a égide dos dire­itos humanos, da democ­ra­cia e da rule of law, o respeito ao dire­ito dos povos, e em con­ta­to per­ma­nente com a sociedade, em sua diver­si­dade, e seus movi­men­tos e cole­tivos. Visam a asso­ciar a práti­ca da pesquisa, dos estu­dos e da exten­são, a uma pos­tu­ra de escu­ta e de pro­moção da liber­dade de expressão (isego­ria), no sen­ti­do de con­strução de uma cidada­nia democráti­ca ati­va e sem­pre cres­cen­te­mente ren­o­va­da.

Os vários Núcleos, Insti­tu­tos, Gru­pos e Cen­tros são vin­cu­la­dos a uma ou mais Cadeiras da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, sendo o/a Tit­u­lar da Cadeira seu/ua Diretor/a e Coordenador/a Acadêmico/a, poden­do des­ig­nar coordenador/a/es/as para asses­sorá-lo/a no desen­volvi­men­to das tare­fas dos ACADEMIA PESQUISA. Essa vin­cu­lação tam­bém indi­ca a autono­mia de cát­e­dra, medi­ante a qual é garan­ti­da a existên­cia, per­manên­cia e exer­cí­cio livre das ativi­dades dos ACADEMIA PESQUISA, sem nen­hu­ma inter­fer­ên­cia da Presidên­cia nem da Dire­to­ria da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, cujo papel se restringe a garan­tir os meios para o exer­cí­cio das ativi­dades dos ACADEMIA PESQUISA e garan­tir esse exer­cí­cio con­tra qual­quer inter­fer­ên­cia inter­na ou exter­na.

Uma das prin­ci­pais con­tribuições dos ACADEMIA PESQUISA, expli­ca Attié, está em traz­er para a Acad­e­mia Paulista de Dire­ito “a con­tribuição e a par­tic­i­pação de jovens, incen­ti­van­do a criação de uma cul­tura de com­pro­me­ti­men­to cien­tí­fi­co, artís­ti­co, cul­tur­al e social,  a con­vivên­cia democráti­ca, em um ambi­ente de amizade, e o enga­ja­men­to da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito nos temas rel­e­vantes, de pon­ta ou de fron­teira do Dire­ito, seja nos cam­pos em que o jurídi­co mais se tem desen­volvi­do, seja naque­les de maior comu­ni­cação ou de neces­si­dade de maior inte­gração com out­ros saberes, per­for­mances e práti­cas.”

Sua cri­ação, por isso, prossegue Attié, “é um mar­co de ren­o­vação e trans­for­mação da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, pondo‑a como pro­tag­o­nista na con­strução da cidada­nia e de um espaço políti­co ou públi­co mais ati­vo, e na bus­ca da feli­ci­dade (euda­mo­nia., pur­suit of hap­pi­ness), no seio de um ambi­ente acadêmi­co que val­orize as humanidades e as artes lib­erais, e o faz­er, além do pen­sar, ousar e exper­i­men­tar.”

Aqui, os ACADEMIA PESQUISA cri­a­dos e em ativi­dade:

ACADEMIA DIREITOS HUMANOS: Cen­tro Inter­na­cional de Dire­itos Humanos de São Paulo (CIDHSP/APD), vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

ACADEMIA DA PAZ: Cen­tro Inter­na­cional da Paz, Justiça, Sol­i­dariedade e Trans­for­mação de Con­fli­tos (PAZ/APD), vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

MENOT/APD: Núcleo de Estu­dos para uma Nova Ordem Trib­utária, vin­cu­la­do à Cadeira Tito Vieira Resende.

CRIMINOLOGIA BRASIL: Núcleo de Pesquisas Crim­i­nolo­gia Políti­ca e Cul­tur­al no Con­tex­to Brasileiro: Dire­ito Inter­na­cional e Com­para­do (CPCBrasil/APD), vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

CPSDD/APD: Cen­tro de Pesquisa em Segu­rança, Dire­ito e Democ­ra­cia, vin­cu­la­do à Cadeira Nel­son Hun­gria.

CIDADES EM MOVIMENTO: Cen­tro de Pesquisas Dire­ito, Democ­ra­cia e Cidades em Movi­men­to (DDCM/APD), vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

INSTITUTO CELSO FURTADO Insti­tu­to Inter­na­cional de Dire­ito, Econo­mia, Desen­volvi­men­to, Inte­gração, Políti­cas Públi­cas e Inclusão Cel­so Fur­ta­do INSTITUTO CELSO FURTADO/APD), vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

CENTRO FLORESTAN FERNANDES Cen­tro Inter­na­cional de Dire­ito, Soci­olo­gia, Igual­dade, Sol­i­dariedade e Trans­for­mação Social (CENTRO FLORESTAN FERNANDES/APD, vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

CENTRO ANTONIO CANDIDO Cen­tro Inter­na­cional de Dire­ito, Lit­er­atu­ra e Sociedade (CENTRO ANTONIO CANDIDO/APD), vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

CENTRO MILTON SANTOS Cen­tro Inter­na­cional de Dire­ito, Geografia e Espaços da Cidada­nia (CENTRO MILTON SANTOS/APD), vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

CENTRO PAULO EMILIO Cen­tro Inter­na­cional de Dire­ito, Tem­po, Arte, Movi­men­to, Cidada­nia e Cin­e­ma (CENTRO PAULO EMILIO/APD), vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

CENTRO MARIO DE ANDRADE Cen­tro Inter­na­cional de Dire­ito, Tem­po, Arte, Movi­men­to, Cidada­nia e Músi­ca (CENTRO MARIO DE ANDRADE/APD), vin­cu­la­do ã Cadeira San Tia­go Dan­tas.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS Insti­tu­to de Estu­dos Avança­dos – IEA/APD Insti­tute for Advanced Stud­ies – IAS/SPLA  Insti­tut des Hautes Études — IHE/ADSP Insti­tut für fort­geschrit­tene inter- und trans­diszi­plinäre Forschung in Wis­senschaft und Gesellschaft, Ver­bund­forschung und Wis­sensin­te­gra­tion — IFITF/SPRA, vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

NECH/APD Núcleo de Estu­dos de Cap­i­tal­is­mo Human­ista — ACADEMIA CAPITALISMO HUMANISTA/APD. vin­cu­la­do às Cadeiras Galdino Siqueira e Anto­nio Dino da Cos­ta Bueno.

CENTRO LÉVI-STRAUSS DARCY RIBEIRO PIERRE CLASTRES Cen­tro Inter­na­cional de Alteri­dade e Existên­cia: Dire­ito, Etnolo­gia, Antropolo­gia (CENTRO LÉVI-STRAUSS DARCY RIBEIRO PIERRE CLASTRES/APD), vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

CENTRO LUIZ GAMA ESPERANÇA GARCIA Cen­tro Inter­na­cional Con­sti­tu­ição, Afir­mação da Cidada­nia, Diver­si­dade Antidis­crim­i­nação (CENTRO LUIZ GAMA ESPERANÇA GARCIA/APD), vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

NÚCLEO DIREITO TECNOLOGIAS Núcleo Dire­ito Sociedade Tec­nolo­gias: Éti­ca Cibernéti­ca Tran­suman­is­mo (NÚCLEO DIREITO TECNOLOGIAS/APD), vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

CENTRO CONSTITUIÇÃO CIDADANIA Cen­tro Inter­na­cional Con­sti­tu­ição e Cidada­nia (CENTRO DALMO DALLARI JOSÉ AFONSO), vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

Out­ros ACADEMIA PESQUISA estão sendo cri­a­dos e estão ini­cian­do suas ativi­dades. Infor­mações sobre o tra­bal­hos desen­volvi­dos, sobre parce­rias e con­tribuições e sobre seleção de pesquisadores e pesquisado­ras podem ser obti­das pelo e‑mail diretoria@apd.org.br.

O pro­je­to dos ACADEMIA PESQUISA conec­ta-se à Mis­são da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e à nova con­cepção e expressão de Uni­ver­si­dade que  cria e rep­re­sen­ta, no con­tex­to brasileiro, amer­i­cano e inter­na­cional, impli­cadas em sua história, seu espaço e sua con­cepção orig­i­nal.

É um con­vite à par­tic­i­pação de todas e todos.