A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito foi fun­da­da no Salão Nobre da Fac­ul­dade de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de São Paulo, no Largo São Fran­cis­co, cen­tro da cidade de São Paulo, em 4 de agos­to de 1972.

Ao assumir a Presidên­cia da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, uma das mais impor­tantes insti­tu­ições jurídi­cas brasileiras, iden­ti­fiquei des­de logo a neces­si­dade de pesquis­ar e recu­per­ar seu tem­po e seu espaço.

Memória, obser­vatório, invenção e foco da par­tic­i­pação no debate con­tem­porâ­neo de ren­o­vação do dire­ito e de sua práti­ca, ao lado de out­ras artes e saberes.

Assim con­ce­bi min­ha mis­são na lid­er­ança da Acad­e­mia, de con­strução do dire­ito em sociedade, na união de esforços locais e inter­na­cionais para o alarga­men­to do espaço e do tem­po democráti­cos da justiça. Recu­per­ar, con­stru­ir e inven­tar a justiça, num tem­po em que as injustiças são fre­quentes e os dis­cur­sos opor­tunistas man­cham os sen­ti­dos e impe­dem a reflexão e a ação cole­ti­va.

Tem­po e espaço da Acad­e­mia pro­je­tam-se, voltam-se para o futuro, por­tan­to para a par­tic­i­pação e lid­er­ança de jovens, na imag­i­nação e con­strução de mun­dos e de mod­os de faz­er mun­dos, ren­o­var o tem­po e reor­denar os espaços da intim­i­dade e da con­vivên­cia na sociedade políti­ca.

Mod­os de edu­car, dialog­ar e faz­er, na con­strução da dig­nidade jurídi­ca da políti­ca. Tem­po e espaço da Acad­e­mia con­jugam-se tam­bém na recu­per­ação e invenção de seus ideais de justiça. Foi o que chamei, em meu dis­cur­so de posse, de “proces­so civ­i­liza­cional do dire­ito”, em que a Acad­e­mia, preparan­do-se para com­ple­tar cinquen­ta anos, aparece como o mais recente fru­to, e que pre­tende pas­sar a exercer o papel de lid­er­ança no cam­po do dire­ito e de seus profis­sion­ais.

Escrevi ess­es dois ver­betes, rel­a­tivos ao espaço (a sede) e ao tem­po (a história) da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, com a intenção de ini­ciar a explic­i­tação dessas ideias e dos pro­je­tos que engen­drei para realizar uma ponte entre fun­dação e pro­jeção.

São acom­pan­hados pelo ver­bete rel­a­ti­vo aos Acadêmi­cos atu­ais, anti­gos, hon­orários e eméri­tos, e fun­dadores e Patronos.

A sede da Acad­e­mia é tam­bém sua sede de faz­er justiça de um novo modo.

A história da Acad­e­mia é memória de sua fun­dação e das ativi­dades empreen­di­das por seus Acadêmi­cos e suces­si­vas presidên­cias, mas tam­bém a sua refun­dação, por meio dos pro­je­tos que pre­tendo implan­tar e que já vão sendo desen­volvi­dos, sobre­tu­do pelo novo site, pelas pub­li­cações: Poli­fo­nia: Revista Inter­na­cional da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito; e Losan­go: Newslet­ter da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, e Breves Arti­gos: fórum de expressão, de debate e de difusão de ideias e livre pen­sa­men­to; e pelos Cen­tros, Insti­tu­tos, Núcleos e Gru­pos de Pesquisa, Estu­dos e Ativi­dades de Par­tic­i­pação e Exten­são à Sociedade.

São tex­tos orig­i­nais que redi­gi com o obje­ti­vo de refle­tir a par­tir da, e em direção à origem da Acad­e­mia. Mis­to de nar­ra­ti­va e invenção orig­i­nais, de pen­sa­men­to rad­i­cal: reflexão das raízes, fun­da­cional e de ren­o­vação.

Os tem­pos e os espaços da Acad­e­mia são a justiça e a democ­ra­cia em movi­men­to. Seus sím­bo­los e sua mis­são expres­sam esse saber e essa práti­ca. Saber e práti­ca em proces­so, em uma expressão nova de uni­ver­si­dade.

A escrit­u­ra e a leitu­ra dess­es tex­tos, assim pre­tendo, são con­vites à par­tic­i­pação e enga­ja­men­to dos Acadêmi­cos, com seu con­hec­i­men­to e dire­triz fun­da­men­tais, ver­dadeiro cerne da existên­cia da Acad­e­mia, e da sociedade e jovens estu­dantes. Con­vites a pen­sar e a sen­tir seu lugar e seu tem­po e par­tic­i­par do proces­so que os con­sti­tui, num enre­do de movi­men­to e sen­ti­do que está sem­pre a inven­tar e por realizar cole­ti­va­mente.

Alfre­do Attié Jr
Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas
Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito

All Rights Reserved © Academia Paulista de Direito