Biênio 2018/2020

 

O Núcleo Histórias, Nar­ra­ti­vas e Memória dos Dire­itos Humanos é um dos Núcleos de Pesquisa lig­a­dos ao Cen­tro Inter­na­cional de Dire­itos Humanos de São Paulo, vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas, da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito (CIDHSP/APD).

Pro­je­to de Pesquisa

A Declar­ação Uni­ver­sal dos Dire­itos Humanos de 1948 esta­b­ele­ceu os dire­itos humanos como mar­co mundi­al de garan­tia sub­je­ti­va, pro­ced­i­men­tal e moral. A uni­ver­sal­i­dade dos dire­itos humanos foi con­struí­da com o apoio das nações, de seus rep­re­sen­tantes políti­cos e da atu­ação de movi­men­tos soci­ais e orga­ni­za­ções inter­na­cionais.

Esta lin­ha de pesquisa pre­tende res­gatar histórias e nar­ra­ti­vas poten­cial­mente invis­i­bi­lizadas e recon­stru­ir a memória dos dire­itos humanos a par­tir de per­spec­ti­vas pro­gres­sis­tas, con­tex­tu­al­izadas e ori­un­das espe­cial­mente de gru­pos sub­al­ter­nos e movi­men­tos. Inten­tar-se‑á, tam­bém, uti­lizar méto­dos empíri­cos des­critivos, como a etno­grafia e a real­iza­ção de entre­vis­tas com sujeitos políti­cos e jurídi­cos impli­ca­dos com a história recente dos dire­itos humanos.

  • Pesquisa doc­u­men­tal de casos par­a­dig­máti­cos em que a teo­ria inter­sec­cional foi uti­liza­da em casos envol­ven­do dire­itos humanos;
  • Etno­grafia históri­ca de gru­pos mar­gin­al­iza­dos que se uti­lizaram de retóri­ca inter­sse­cional para pleit­ear deman­das de dire­itos humanos;
  • Entre­vis­tas com ativis­tas, juris­tas, acadêmicos(as) que influ­en­cia­ram his­tori­ca­mente a uti­liza­ção da teo­ria inter­sec­cional no âmbito dos dire­itos humanos.

 

Coor­de­nador

Hen­rique Rabel­lo de Car­val­ho

Pesquisadoras/es

Clau­dia Ele­na dos San­tos Rangel

Hay­dée Paixão Fior­i­no Soula

Julián David Cuas­pa Ropaín

Larys­sa de Menezes Sil­va

Naiara Alves da Sil­va

Sulami­ta Jesus de Assunção

Vanes­sa Moraes Ros­set­ti