Biênio 2018/2020

 

O Núcleo Abor­da­gens Con­tem­porâneas em Dire­itos Humanos é um dos Núcleos de Pesquisa lig­a­dos ao Cen­tro Inter­na­cional de Dire­itos Humanos de São Paulo, vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas, da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito (CIDHSP/APD).

Pro­je­to

Mais recen­te­mente, ondas teóri­c­as têm con­tes­ta­do a per­spec­ti­va eurocên­tri­ca dos dire­itos humanos. O prin­ci­pal argu­men­to que reside na insu­fi­ciên­cia da visão uni­ver­sal­ista acríti­ca para tratar de um cenário políti­co mul­ti­cul­tur­al e basea­do no plu­ral­is­mo jurídi­co. A críti­ca dos dire­itos humanos se uti­liza da inter­dis­ci­pli­nar­i­dade para rev­e­lar dinâmi­cas prob­lemáti­cas den­tro desse con­tex­to, como, por exem­p­lo, no caso das cor­rentes fem­i­nistas, das teóri­c­as críti­cas raci­ais e do pen­sa­men­to pós-colo­nial/de­s­colo­nial.

Esta lin­ha pre­tende atu­alizar o esta­do da arte brasileiro ao incor­po­rar per­spec­ti­vas teóri­c­as que sejam capazes de ilu­mi­nar dinâmi­cas e estru­turas jurídi­cas silen­ci­adas. Inten­tar-se‑á uti­lizar metodolo­gias empíri­c­as avalia­ti­vas, espe­cial­mente análise doc­u­men­tal, bus­can­do sope­sar visões hegemôni­cas e alternativas/subalternas.

  • Revisão bib­li­ográ­fi­ca da teo­ria inter­sec­cional e da sua uti­liza­ção no cam­po dos dire­itos humanos
  • Proposição de novas per­spec­ti­vas para os dire­itos humanos a par­tir da inter­sec­cional­i­dade;
  • Entre­vis­tas com mul­heres negras, indí­ge­nas, LGBT e out­ros gru­pos inter­sec­cionais que atu­am com dire­itos humanos.

 

Coor­de­nado­ra

Bár­bara Gomes dos San­tos Bar­boza

Pesquisadoras/es

Car­los Viní­cius Sil­va Pin­heiro

Cesar André Macha­do de Morais

Diego Lourenço Andrade Alvarez

Gabriel San­ju­liano Toza­to

Juliana Chan Tcheou

Julian­na Paz Japi­as­su Mot­ter

Rena­ta Baboni