A par­tir de fevereiro do próx­i­mo ano, Alfre­do Attié, Doutor em Filosofia da Uni­ver­si­dade de São Paulo, ofer­ece, pela Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e pela Edi­to­ra Tirant Lo Blanch, um con­jun­to de aulas de filosofia do dire­ito e da políti­ca, em que vai abor­dar autores e autoras extrema­mente impor­tantes para enten­der e agir na vida con­tem­porânea.

Divi­di­das em sete cur­sos ou módu­los, as aulas visam a expor algu­mas das prin­ci­pais ideias dess­es autores e autoras, mostran­do como dialogam com o dire­ito e a políti­ca. Boa parte deles, expli­ca Attié, sequer é abor­da­da pelos juris­tas e pen­sadores do dire­ito., talvez por descon­hec­i­men­to, mas, mais provavel­mente, porque os cur­sos e os livros jurídi­cos e de filosofia têm-se man­ti­do pre­sos a abor­da­gens tradi­cionais e dog­máti­cas, viran­do as costas para o que ocorre no mun­do e para quem, de fato, estea refletindo sobre os even­tos que o trans­for­mam rad­i­cal­mente. Out­ros autores, mais tradi­cionais, tam­bém serão estu­da­dos, nos cur­sos, muito emb­o­ra ven­ham a ser apre­sen­ta­dos a par­tiur de pon­tos de vista descon­heci­dos ou esque­ci­dos na con­sti­tu­ição do dire­ito e da políti­ca con­tem­porânea.

A intenção do cur­so é, tam­bém, já que a abor­dagem será de mod­os orig­i­nais de enx­er­gar a real­i­dade e de con­tribuir para a sua descon­strução e recon­strução teóri­c­as e prag­máti­cas, faz­er tudo isso por meio de um méto­do mais nat­ur­al, intu­iti­vo, provoca­ti­vo e inven­ti­vo.

Nos “Sete Cur­sos para Rev­olu­cionar o Dire­ito e a Políti­ca” Attié, que é pro­fes­sor, pesquisador e mag­istra­do, vai dis­cor­rer, em 49 lições sobre os cam­in­hos e descam­in­hos da filosofia políti­ca e do dire­ito.  Os cur­sos, inde­pen­dentes, mas conec­ta­dos, vão abor­dar aspec­tos rel­e­vantes do pen­sa­men­to e da obra dess­es autores e autoras, visan­do a esta­b­ele­cer um diál­o­go com seus mod­os de ver o mun­do, obser­var o que remanesce de impor­tante de suas con­tribuições e o que não mais se sus­ten­ta, diante das trans­for­mações do tem­po e do espaço. Inter­pre­tar esse pen­sa­men­to a par­tir de um pon­to de vista difer­ente, descon­stru­ti­vo e des­col­o­nizador, ao mes­mo tem­po, sem des­cuidar de uma análise rig­orosa. Provo­car a reflexão e a par­tic­i­pação de alunos e alu­nas do cur­so, para a for­mu­lação de teses difer­entes, trans­for­man­do-os/as de espec­ta­dores em atores.

No final dos cur­sos, todos e todas serão capazes de obser­var e enten­der os even­tos de um modo mais atu­ante, porque estarão dota­dos de um con­hec­i­men­to inte­gra­do por uma  com­preen­são e uma expressão ati­vas.

Veja, aqui, os autores e autoras que serão estu­da­dos no cur­so.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Edi­to­ra Tirant, por meio deste link.