A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, rep­re­sen­ta­da por seu Pres­i­dente, e por meio da Cadeira San Tia­go Dan­tas e de seus ACADEMIA PESQUISA — , assi­nou Con­vênio com a Uni­ver­sità degli Stu­di di Cameri­no, rep­re­sen­ta­da por seu Reitor, e pela Pro­fes­so­ra Asso­ci­a­da Maria Cristi­na De Cic­co.

Brasão Uni­ver­si­dade

O Acor­do de Coop­er­ação visa ao inter­câm­bio cul­tur­al, de pesquisa e edu­ca­cional entre as insti­tu­ições brasileira e ital­iana. Especi­fi­ca­mente, A Acad­e­mia e a Uni­ver­si­dade bus­cam a tro­ca recíp­ro­ca de con­hec­i­men­to, for­mação, pesquisa, infor­mações, exper­iên­cias e cur­sos, bem como a for­mação, desen­volvi­men­to e com­petên­cias teóri­c­as e práti­cas, com o obje­ti­vo de aper­feiçoar os próprios sis­temas jurídi­cos, bus­cam fornecer opor­tu­nidades edu­ca­cionais e de pesquisa e for­mação por meio de cur­sos, sem­i­nários, inter­câm­bio e out­ras ativi­dades.

O con­vênio faz parte dos esforços da atu­al gestão da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito para imple­men­tar meios que facilitem e incen­tivem o exer­cí­cio da pesquisa e a tro­ca de exper­iên­cias, espe­cial­mente pelos Núcleos e Gru­pos de Pesquisa, Estu­do e Ativi­dades de Par­tic­i­pação e Exten­são à Sociedade — ACADEMIA PESQUISA, tam­bém cri­a­dos na atu­al gestão, expandin­do o cam­po de atenção e atu­ação acadêmi­co.

A inter­na­cional­iza­ção da edu­cação jurídi­ca, afir­ma Alfre­do Attié, Pres­i­dente da Acad­e­mia, “é uma real­i­dade que pre­cisa de acom­pan­hamen­to e dis­ci­plina, para pos­si­bil­i­tar o enriquec­i­men­to da ciên­cia e da práti­ca do dire­ito, das ciên­cias soci­ais e das humanidades. Deve extrap­o­lar a procu­ra dos cur­sos de espe­cial­iza­ção, chama­dos de LLM, no uni­ver­so de lín­gua ingle­sa, em que os estu­dantes são meros espec­ta­dores de doutri­nas pre­vi­a­mente con­struí­das, para que o inter­câm­bio se esta­beleça como ver­dadeira inter­ação, ou par­tic­i­pação e  esforço recípro­co de con­strução cien­tí­fi­ca e cul­tur­al, visan­do ao enriquec­i­men­to do dire­ito e dos ter­mos de con­vivên­cia entre as comu­nidades acadêmi­cas e os povos.

No final do mês de novem­bro, a Acad­e­mia Paulista de Dire­ito par­tic­i­pará de even­to orga­ni­za­do pela Scuo­la di Giurispru­den­za da Uni­ver­si­dade ital­iana, sob a égide da Cát­e­dra Unesco.

A Uni­ver­si­dade de Cameri­no foi fun­da­da em 1336, como Studi­um Gen­erale, pas­san­do a, em 1727, Uni­ver­si­tas Studii Gen­er­alis, por ato do Papa Bened­i­to XIII. Em 1753, seus diplo­mas tiver­am sua val­i­dade recon­heci­da em todo o chama­do Sacro Império Romano, por delib­er­ação do Imper­ador Fran­cis­co I de Hab­s­bur­go-Lore­na, e, em 1958, tornou-se uni­ver­si­dade públi­ca.

Uni­ver­si­dade

Além dos cur­sos de Grad­u­ação, Pós-Grad­u­ação, Mestra­do e Doutora­do em Dire­ito e em várias áreas do con­hec­i­men­to, incluin­do ciên­cias da natureza, humanas e for­mais, a Uni­ver­si­dade con­ta com Esco­la de Estu­dos Avança­dos, que inclui os temas da for­mação jurídi­ca e do dire­ito civ­il.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito sente-se hon­ra­da com a dis­tinção desse con­vênio, e envi­da esforços para a real­iza­ção de acor­dos que per­mi­tam a con­cretiza­ção de sua mis­são, sem­pre com insti­tu­ições assim de alta qual­i­dade e com­pro­me­ti­men­to sério com o futuro da edu­cação, da pesquisa e da exten­são de ativi­dades à sociedade inter­na­cional.