O recém-lança­do livro “Dire­ito e Justiça”, que cor­re­sponde ao número 6 da Revista “Estu­dos Con­tem­porâ­neos”, traz o arti­go “Gov­er­nance of Nat­ur­al Resources, Sus­tain­able Devel­op­ment, Imple­men­ta­tion of Laws and Con­flict Res­o­lu­tion: a Brazil­ian Judge’s approach”, de auto­ria do Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, o desem­bar­gador Alfre­do Attié.

A obra é pub­li­ca­da pela Edi­to­ra Juruá, e é orga­ni­za­da pelos Pro­fes­sores José Manuel Almudí Cid e Igna­cio Gar­cía Vito­ria, da Uni­ver­si­dad Com­plutense de Madrid.

Em seu arti­go, Attié anal­isa a gov­er­nança de recur­sos nat­u­rais e sua relação com o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el. O desem­bar­gador do Tri­bunal de Justiça de São Paulo propõe um mod­e­lo orig­i­nal de edu­cação jurídi­ca, indi­can­do, a par­tir de sua exper­iên­cia no Brasil e na sociedade inter­na­cional, mod­os de par­tic­i­pação de comu­nidades locais no proces­so de admin­is­tração dos recur­sos nat­u­rais e de decisão dos con­fli­tos rel­a­tivos ao dire­ito ambi­en­tal.