Clara E. Mattei, professora da New School of Social Research, veio ao Brasil, trazida pela Boitempo Editorial, para o lançamento da tradução de seu livro A ordem do capital: como economistas inventaram a austeridade e abriram caminho para o fascismo, e para debater os temas que aborda em seu texto, notadamente, a austeridade como projeto político estrutural do capitalismo.
Professora-Associada do Departamento de Economia da instituição de ensino novaiorquina, Clara Mattei pesquisa a história do capitalismo, explorando a relação crítica entre ideias econômicas e a elaboração de políticas tecnocráticas.
The Capital Order: How the Economists invented Austerity and paved the Way to Fascism, publicado originalmente pela The University Press, de Chicago, em 2022, foi considerado pelo escritor e economista francês Thomas Piketty como “uma leitura obrigatória, com importantes lições para o futuro.” O livro, ainda, foi elogiado pelo jornal norte-americano The Financial Times, considerado um dos dez melhores livros de economia de 2022., sendo traduzido para mais de 10 idiomas , e tendo vencido o Prêmio Herbert Adams Baxter, em 2023, concedido pela American Historical Society.
Em 2023, Clara Mattei publicou o livro L’Economia è Politica: Tutto quello che non vediamo dell’Economia e che nessuno racconta, pela editora Fuori Scena.
Clara é doutora — PhD — por um programa conjunto das instituições, Sant’Anna School of Advanced Studies e Université de Strasbourg, por sua Escola Doutoral Augustine Cournot. Estudou Filosofia em Cambridge, em cuja universidade se bacharelou, tendo ainda feito seu mestrado em Pavia, também em Filosofia.
No Brasil, esteve no Rio de Janeiro, proferindo uma Aula Inaugural no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e participando de uma Mesa de Debates, no evento sediado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, organizado pelo Governo brasileiro, “States of the Future”; em Belo Horizonte, cidade em que participou de Seminário, “O potencial revolucionário da política econômica histórica”, organizado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo, ainda realizado uma Sessão de Autógrafos, no Restaurante Salumeria Central; finalmente, em São Paulo, proferiu Palestra, no Auditório Florestan Fernandes, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo — FESPSP e participou de Debate e Sessão de Autógrafos, ao lado de Luiza Nassif Pires, da Universidade de São Paulo, e mediação de Eleonora de Lucena, no Espaço Cultural da Livraria Tapera Taperá.
A Academia Paulista de Direito, por sua Cadeira San Tiago Dantas, e pelo Instituto Celso Furtado/APD, a essa Cadeira vinculado, saúda a iniciativa das entidades que proporcionaram a difusão do importante trabalho da professora e pesquisadora italiana em nosso País.
Segundo Alfredo Attié, Presidente da Academia Paulista de Direito e Titular da Cadeira San Tiago Dantas, , “a contribuição de Clara Maffei para o pensamento crítico do papel da economia no mundo contemporâneo abre caminhos novos, no sentido de demonstrar o peso relativo que a economia possui, apesar de sua reivindicação de totalidade e hegemonia, na proposição, estudo e solução dos problemas políticos e sociais.” Attié, que é jurista e filósofo, além de Conselheiro da FESPSP, publica, ainda no presente ano, pela Editora Tirant Lo Blanch, seu novo livro, “Direito e Economia: Ponto e Contraponto Civilizatórios”, no qual realiza abordagem crítica da economia e de sua relação com o direito.