A par­tir des­ta sem­ana, começa a fun­cionar como núcleo de pesquisas inte­grante da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito o Cen­tro Inter­na­cional de Dire­itos Humanos de São Paulo (CIDHSP). A insti­tu­ição de estu­dos e pesquisas tem como obje­ti­vo pro­duzir con­hec­i­men­to e exper­iên­cia sobre os temas dos dire­itos humanos, além de traz­er os jovens para o apro­fun­da­men­to deste debate.

“A ideia é faz­er uma frente de resistên­cia e de ação con­tra o movi­men­to glob­al de recrude­sci­men­to e intol­erân­cia aos dire­itos humanos”, afir­ma o pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, desem­bar­gador Alfre­do Attié.

O CIDHSP vai fun­cionar sub­or­di­na­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas, cujo Tit­u­lar é Attié, respon­sáv­el pela con­cepção do cen­tro de estu­dos.

Além do pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, coor­de­nam o CIDHSP os juris­tas Car­los Eduar­do de Cas­tro e Sil­va Car­reira, mes­tran­do em Dire­ito Inter­na­cional e Com­para­do da Fac­ul­dade de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP), que ocu­pará a função de Coor­de­nador-Ger­al, e Gabriel Anto­nio Sil­veira Man­tel­li, mes­tran­do em Dire­ito e Desen­volvi­men­to na Esco­la de Dire­ito de São Paulo Fun­dação Getúlio Var­gas (FGV), Coor­de­nador-Acadêmi­co.

Seleção de pesquisadores

Nes­ta segun­da-feira, 04, foi lança­do o edi­tal para a primeira seção de pesquisadores vin­cu­la­dos ao CIDHSP. Poderão par­tic­i­par alunas(os) e pesquisadoras(es), em nív­el de grad­u­ação ou pós-grad­u­ação, mestres e doutoras(es).

As inscrições dev­erão ser real­izadas gra­tuita­mente no perío­do de 5 a 20 de jun­ho de 2018, medi­ante preenchi­men­to do for­mulário que estará disponív­el neste site da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito (www.apd.org.br).

As reuniões serão men­sais, e ocor­rerão na sede da APD, na Aveni­da Paulista 1471, Con­jun­to 717, Bela Vista, São Paulo, SP.