
José Afonso da Silva nasceu no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Pompeia, em 30 de abril de 1925, falecendo, já com cem anos, na Capital do Estado, em 25 de novembro de 2025.
Um dos importantes juristas brasileiros, especialista em direito constitucional., foi homenageado pela Academia Paulista de Direito, que concedeu seu nome, ao lado daquele do Acadêmico Emérito Dalmo de Abreu Dallari, a seu Centro Internacional Constituição e Cidadania — CENTRO DALMO DALLARI JOSÉ AFONSO (ACADEMIA CONSTITUIÇÃO CIDADANIA), Núcleo de Pesquisa, Estudos e Atividades de Participação e Extensão à Sociedade da Academia Paulista de Direito – ACADEMIA PESQUISA – vinculado à Cadeira San Tiago Dantas., em três de outubro de 2021.
Foi Procurador do Estado de São Paulo, além de ter sido Livre-Docente de direito financeiro, processo civil e direito constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais — UFMG. Foi membro de diversos institutos, dentre os quais o Instituto dos Advogados Brasileiros — IAB
foi titular da Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo, durante o governo de Mário Covas e da Segurança Pública do Estado de São Paulo, em nomeação do então Governador Mario Covas.
Filho de pai lavrador, José Afonso exerceu a profissão de alfaiate até se formar na FD.USP, instituição da qual seria Professor Titular., de 1975 a 1995, quando se aposentou. Na advocacia, trabalhou com o administrativista Hely Lopes Meireles.
José Afonso ainda participou do processo constituinte mais recente brasileiro, na qualidade de assessor jurídico da Assembleia Constituinte que elaborou a “Constituição Cidadã.”
Recebeu Grão-Cruz da Ordem do Ipiranga do Governo do Estado de São Paulo.
Foi pai orgulhoso de Luís Virgílio Afonso da Silva, jurista, Helena Augusta Afonso Storrer, empresária, e Nereu Afonso da Silva, palhaço dos Doutores de Alegria, grupo ao qual também pertenceu o Acadêmico Emérito da Academia Paulista de Direito Antonio Carlos Malheiros.
Autor de vasta obra doutrinária, publicou, além de seu Curso de Direito Constitucional Positivo, o manual de Direito Urbanístico Brasileiro, e o estudo sobre Ação Popular Constitucional, além de manuais sobre os temas do ambiente e da cultura.
O Presidente da Academia Paulista de Direito, Alfredo Attié, que foi aluno de José Afonso, no curso de Mestrado, na disciplina de Direito Urbanístico, na FD.USP, lembra que José Afonso era “bom professor, dedicado e detalhista. Penso que tinha mais vocação para a abordagem administrativa do direito, do direito público e do direito constitucional. Gostava de estudar temas inéditos, sendo, talvez, sua melhor produção o texto sobre a Ação Popular. Muito ligado às origens do Partido da Social Democracia Brasileira, de Mario Covas, ajudou na constituinte. . Pode ser que sua atenção elogiável aos detalhes tivesse sido semeada em seu trabalho de alfaiate. Era ótima pessoa, de boa e culta conversa. Tinhas muito orgulho dos filhos”.
Tendo formado gerações de juristas, era querido de seus alunos e alunas.
