A uma plateia lota­da, no anfiteatro do Cen­tro Uni­ver­sitário, Alfre­do Attié rev­el­ou que o mun­do obser­va o Brasil, onde os próx­i­mos pas­sos de uma dis­pu­ta entre um tipo de racional­i­dade jurídi­ca e a a luta per­ma­nente pela expressão democráti­ca, entre dire­ito e políti­ca, está em vias de rece­ber uma respos­ta.

O pré­dio históri­co da anti­ga Bra­sital, às mar­gens do famoso Salto do Rio Tietê, em que se con­stru­iu a primeira indús­tria do Esta­do de São Paulo, vis­i­ta­da por Pedro II, no século XIX, abri­ga, hoje, um con­jun­to de fac­ul­dades, cujo embrião foi a Fac­ul­dade de Filosofia fun­da­da pelas Freiras do anti­go Colé­gio Voiron, em Itu, em 1958.

Estu­dantes do cur­so de Dire­ito par­tic­i­param ati­va­mente do debate pro­pos­to pelo Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, cuja palestra pre­tendeu qual­i­ficar os ter­mos da con­tro­vér­sia que inco­mo­da o mun­do, mas sobre­tu­do o Brasil. “Nos­so País, que tan­to criti­camos e que tan­to nos desan­i­ma, no dia a dia, na ver­dade, está prestes a dar a respos­ta e indicar o cam­in­ho para uma nova ordem políti­ca, que revê os con­ceitos de políti­ca e de dire­ito, for­ja­dos na mod­ernidade”, afir­mou.

Qual cam­in­ho seguir? Foi o desafio lança­do a jovens estu­dantes, que se enga­jaram apaixon­ada­mente na dis­cussão.
Attié falou sobre “Justiça e Políti­ca: Novos Desafios”, no dia 29 de agos­to, no Cen­tro Uni­ver­sitário Nos­sa Sen­ho­ra do Patrocínio, em Salto. Estiver­am pre­sentes o Reitor Prof. Ricar­do Cale­gari, o Coor­de­na
dor do Cur­so de Grad­u­ação Prof. Laér­cio Veloso, o Pro­fes­sor coor­de­nador da Sem­ana Jurídi­ca Elio Mag­a­l­hães, o Estu­dante coor­de­nador do even­to Luiz Otávio Stringhet­ta, Pro­fes­sores, Pro­fes­so­ras e estu­dantes da uni­ver­si­dade.