Biênio 2018/2020
O Núcleo Histórias, Narrativas e Memória dos Direitos Humanos é um dos Núcleos de Pesquisa ligados ao Centro Internacional de Direitos Humanos de São Paulo, vinculado à Cadeira San Tiago Dantas, da Academia Paulista de Direito (CIDHSP/APD).
Projeto de Pesquisa
A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 estabeleceu os direitos humanos como marco mundial de garantia subjetiva, procedimental e moral. A universalidade dos direitos humanos foi construída com o apoio das nações, de seus representantes políticos e da atuação de movimentos sociais e organizações internacionais.
Esta linha de pesquisa pretende resgatar histórias e narrativas potencialmente invisibilizadas e reconstruir a memória dos direitos humanos a partir de perspectivas progressistas, contextualizadas e oriundas especialmente de grupos subalternos e movimentos. Intentar-se‑á, também, utilizar métodos empíricos descritivos, como a etnografia e a realização de entrevistas com sujeitos políticos e jurídicos implicados com a história recente dos direitos humanos.
- Pesquisa documental de casos paradigmáticos em que a teoria interseccional foi utilizada em casos envolvendo direitos humanos;
- Etnografia histórica de grupos marginalizados que se utilizaram de retórica interssecional para pleitear demandas de direitos humanos;
- Entrevistas com ativistas, juristas, acadêmicos(as) que influenciaram historicamente a utilização da teoria interseccional no âmbito dos direitos humanos.
Coordenador
Henrique Rabello de Carvalho
Pesquisadoras/es
Claudia Elena dos Santos Rangel
Haydée Paixão Fiorino Soula
Julián David Cuaspa Ropaín
Laryssa de Menezes Silva
Naiara Alves da Silva
Sulamita Jesus de Assunção
Vanessa Moraes Rossetti