Biênio 2018/2020
O Núcleo Abordagens Contemporâneas em Direitos Humanos é um dos Núcleos de Pesquisa ligados ao Centro Internacional de Direitos Humanos de São Paulo, vinculado à Cadeira San Tiago Dantas, da Academia Paulista de Direito (CIDHSP/APD).
Projeto
Mais recentemente, ondas teóricas têm contestado a perspectiva eurocêntrica dos direitos humanos. O principal argumento que reside na insuficiência da visão universalista acrítica para tratar de um cenário político multicultural e baseado no pluralismo jurídico. A crítica dos direitos humanos se utiliza da interdisciplinaridade para revelar dinâmicas problemáticas dentro desse contexto, como, por exemplo, no caso das correntes feministas, das teóricas críticas raciais e do pensamento pós-colonial/descolonial.
Esta linha pretende atualizar o estado da arte brasileiro ao incorporar perspectivas teóricas que sejam capazes de iluminar dinâmicas e estruturas jurídicas silenciadas. Intentar-se‑á utilizar metodologias empíricas avaliativas, especialmente análise documental, buscando sopesar visões hegemônicas e alternativas/subalternas.
- Revisão bibliográfica da teoria interseccional e da sua utilização no campo dos direitos humanos
- Proposição de novas perspectivas para os direitos humanos a partir da interseccionalidade;
- Entrevistas com mulheres negras, indígenas, LGBT e outros grupos interseccionais que atuam com direitos humanos.
Coordenadora
Bárbara Gomes dos Santos Barboza
Pesquisadoras/es
Carlos Vinícius Silva Pinheiro
Cesar André Machado de Morais
Diego Lourenço Andrade Alvarez
Gabriel Sanjuliano Tozato
Juliana Chan Tcheou
Julianna Paz Japiassu Motter
Renata Baboni