A POLIFONIA Revista Inter­na­cional da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito rece­beu, no dia 16 de janeiro de 2026, sua segun­da clas­si­fi­cação no Sis­tema Qualis-CAPES, cor­re­spon­dente à avali­ação de seus números pub­li­ca­dos nos anos de  2021 (7 e 8), 2022 (9 e 10), 2023 (11 e 12) e 2024 (13 e 14),  ten­do sido clas­si­fi­ca­da no pata­mar A2, colo­can­do-se, uma vez mais, e de maneira cres­cente, entre as mel­hores revis­tas do País.

A par dis­so, hou­ve ampli­ação das áreas de pub­li­cação da POLIFONIA. Con­sulte, ao final, os quadros de avali­ação CAPES/QUALIS  de 2018–2020 e 2021–2024.

Tra­ta-se de uma con­quista de extrema importân­cia, que coroa os esforços da equipe editori­al e de redação da POLIFONIA, que des­de a cri­ação da Revista Inter­na­cional da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito envi­dou esforços elogiáveis para con­stru­ir uma pub­li­cação de excelên­cia cien­tí­fi­ca e de util­i­dade para os debates acadêmi­cos e da sociedade.

Hoje, a POLIFONIA já está em seu déci­mo-sex­to número — o número 17 sairá ain­da neste iní­cio de ano, cor­re­spon­den­do aos tra­bal­hos aprova­dos e apre­sen­ta­dos no IV Con­gres­so Inter­na­cional da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, real­iza­do em São Paulo, em out­ubro de 2025, na Uni­ver­si­dade de São Paulo, com a qual a APD pos­sui impor­tante parceria.

Ain­da em 2026, a revista chegará ao seu déci­mo-oita­vo número, no nono ano de sua pre­sença mar­cante no cenário cien­tí­fi­co e cul­tur­al brasileiro e internacional.

No número inau­gur­al, o Edi­tor-Chefe.  Alfre­do Attié apre­sen­ta­va o pro­je­to e os planos da Revista e bus­ca­va recu­per­ar a história das pub­li­cações da Acad­e­mia, demon­stran­do o liame de expressão dessa que é a insti­tu­ição mais recente — que já com­ple­ta cinquen­ta e qua­tro anos — do que tem denom­i­na­do de “proces­so civ­i­liza­cional do dire­ito” em nos­so País.

A POLIFONIA tem caráter notada­mente inter e trans­dis­ci­pli­nar, bem como inter e transec­cionalem sua inte­gração com o pro­je­to edi­to­r­i­al da Acad­e­mia e com a Mis­são desen­ha­da, a par­tir de setem­bro de 2017, quan­do se ini­ciou a gestão do atu­al Pres­i­dente, com sua con­for­mação sim­bóli­ca, bem como com a cri­ação e desen­volvi­men­to dos tra­bal­hos dos ACADEMIA PESQUISA, insti­tu­tos cri­a­dos, igual­mente, a par­tir de setem­bro de 2017, para o desen­volvi­men­to de estu­dos, pesquisas, sem­pre com a par­tic­i­pação da sociedade e em exten­são dos tra­bal­hos acadêmi­cos con­cretiza­dos pelos mem­bros — Acadêmi­cos e Acadêmi­cas Tit­u­lares, Hon­orários e Eméri­tos — da APD e por pesquisadores e pesquisado­ras lig­a­dos às várias Cát­e­dras.

A Coor­de­nação de Aper­feiçoa­men­to de Pes­soal de Nív­el Supe­ri­or — CAPES real­iza a avali­ação e a clas­si­fi­cação dos per­iódi­cos, como resul­ta­do do esforço de diver­sas ger­ações de colab­o­radores e colab­o­rado­ras, edi­tores e edi­toras, mem­bros do comitê edi­to­r­i­al, autores e autoras, e avali­adores e avali­ado­ras ad hoc, que têm con­tribuí­do para apri­morar a qual­i­dade das pub­li­cações.  A CAPES é um órgão vin­cu­la­do ao Min­istério da Edu­cação  ‑MEC, respon­sáv­el por coor­denar a expan­são e con­sol­i­dação do sis­tema de pós-grad­u­ação brasileiro. Tam­bém atua na for­mação de pro­fes­sores da edu­cação bási­ca e na pro­moção do aces­so e divul­gação da pro­dução cien­tí­fi­ca no Brasil e no exte­ri­or, além de out­ras atribuições.

O Qualis-CAPES é um sis­tema de avali­ação e clas­si­fi­cação de per­iódi­cos cien­tí­fi­cos uti­liza­do des­de 1988, sendo impor­tante indi­cador do impacto da pro­dução cien­tifi­ca, uti­liza­do para com­por a avali­ação dos pro­gra­mas de pós-grad­u­ação no Brasil.

Na avali­ação dos per­iódi­cos, foi esta­b­ele­ci­da uma clas­si­fi­cação úni­ca dos per­iódi­cos, inde­pen­den­te­mente da quan­ti­dade de áreas de avali­ação em que tivessem sido men­ciona­dos. Clas­si­fi­cação por áreas-mães que agru­pa os per­iódi­cos con­forme a área na qual apre­sen­tou maior número de pub­li­cações nos anos de refer­ên­cia. Esta­b­ele­ci­do o Qualis de Refer­ên­cia – por meio do uso com­bi­na­do de indi­cadores bib­liométri­cos e mod­e­lo matemáti­co, con­stru­iu-se uma lista de per­iódi­cos, con­sideran­do, ain­da o número de citações do per­iódi­co nas bases: Sco­pus (CiteScore), Web of Sci­ence (Fator de Impacto) e Google Schol­ar (índice h5).

Claro que os índices e resul­ta­dos e mes­mo os sis­temas e critérios de avali­ação devem sem­pre ser toma­dos cum gra­no salis. Entre­tan­to, uma clas­si­fi­cação que recon­heceu, logo na primeira vez em que a Revista foi avali­a­da, em 2022, o grau A3, e, ago­ra, em 2026, o grau A2, tal índice de excelên­cia cobre de orgul­ho a Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e os que par­tic­i­param e acred­i­taram na POLIFONIA e em seu pro­je­to, ora real­iza­do com êxi­to elogiável.

Ao comen­tar a clas­si­fi­cação, Alfre­do Attié, Edi­tor-Chefe da POLIFONIA, Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas e Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, salien­tou, uma vez mais,  o empen­ho de colab­o­radores e colab­o­rado­ras, des­de a equipe edi­to­r­i­al e de redação até os avali­adores e avali­ado­ras ad hoc, bem como a con­fi­ança de autores e autoras dos arti­gos, salien­tan­do o incan­sáv­el tra­bal­ho desen­volvi­da pela Edi­to­ra-Exec­u­ti­va, Douto­ra Rober­ta de Bra­gança Fre­itas Attié. “Tra­ta-se de ape­nas mais uma con­quista, haven­do muito a faz­er não ape­nas pela APD, pela POLIFONIA e pelos demais com­po­nentes da Mis­são que esta­b­elece a Acad­e­mia Paulista de Dire­ito como uma nova for­ma de Uni­ver­si­dade, mais ade­qua­da a nos­so tem­po e ao tem­po que dese­jamos e con­struí­mos jun­tos, no sen­ti­do do aper­feiçoa­men­to não ape­nas do dire­ito e da justiça, por­tan­to da políti­ca e da democ­ra­cia, mas igual­mente daqui­lo que podemos ser no con­cer­to dos povos e das nações: um farol que ilu­mine o per­cur­so da con­sti­tu­ição de uma vida mel­hor, em que natureza, democ­ra­cia e justiça pos­sam ser preser­vadas para indicar a con­strução da feli­ci­dade de viv­er com o out­ro que nós mes­mos somos e con­sti­tuí­mos.”

Às leitoras e aos leitores de POLIFONIA, o agradec­i­men­to espe­cial da APD e do cor­po edi­to­r­i­al da Revista Inter­na­cional da Acad­e­mia Paulista de Direito.

Periódicos Capes/Qualis Avaliação 2021 a 2024

 
ISSN Títu­lo Área com pub­li­cação no quadriênio Clas­si­fi­cação Área mãe
2596–111X POLIFONIA   ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA A2 DIREITO
2596–111X POLIFONIA   CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS A2 DIREITO
2596–111X POLIFONIA   CIÊNCIAS AMBIENTAIS A2 DIREITO
2596–111X POLIFONIA   DIREITO A2 DIREITO
2596–111X POLIFONIA   EDUCAÇÃO A2 DIREITO
2596–111X POLIFONIA   GEOGRAFIA A2 DIREITO
2596–111X POLIFONIA   INTERDISCIPLINAR A2 DIREITO
2596–111X POLIFONIA   PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA A2 DIREITO
2596–111X POLIFONIA   SOCIOLOGIA A2 DIREITO

 

Periódicos Capes/Qualis Avaliação 2018 a 2020

 
ISSN Títu­lo Área com pub­li­cação no quadriênio Clas­si­fi­cação Área mãe
2596–111X POLIFONIA  ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA A3 DIREITO
2596–111X POLIFONIA  CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS A3 DIREITO
2596–111X POLIFONIA  DIREITO A3 DIREITO
2596–111X POLIFONIA  INTERDISCIPLINAR A3 DIREITO