
No dia vinte e seis de maio de 2025, o Conselho Universitário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — PUC.SP — reuniu-se, em sessão solene, na TUCARENA, para entregar ao Acadêmico Titular da Academia Paulista de Direito e Professor Titular de Direitos Humanos da PUC.SP, Wagner Balera, o título de Professor Emérito.
O auditório esteve lotado, presentes não somente amigos e familiares do querido Professor Balera, mas autoridades, professores e estudantes, a demonstrar o carinho devotado ao homenageado, bem como seu reconhecido prestígio e o legado de uma vida dedicada à pesquisa e à docência.
A solenidade destacou sua contribuição nos campos do Direito Previdenciário e dos Direitos Humanos. Reconhecido por sua atuação comprometida com a justiça social e com a formação ética de juristas, Balera recebeu a honraria sob longos aplausos e manifestações de carinho de seus ex-alunos e admiradores.
A Academia Paulista de Direito esteve presente, representada pelos Acadêmicos Titulares Vidal Serrano, Reitor da PUC.SP, Rogério Donnini, Professor Associado de Direito Civil, e Roque Carrazza, Professor Titular de Direito Tributário e Professor Emérito da PUC.SP.
O título de Professor Emérito é uma das mais altas distinções concedidas pela Universidade e simboliza o reconhecimento institucional de uma carreira marcada pela excelência, pelo compromisso com a educação e pelo serviço à comunidade acadêmica.
Em discurso emocionante, Wagner Balera, agradeceu à Universidade, aos colegas e aos estudantes e aos familiares, reforçando sua paixão pelo ensino e sua crença no papel transformador do Direito. Contou que iniciou sua trajetória na PUC-SP graças à professora Elizabeth Nazar Carrazza, de quem foi aluno, e que começou sua atuação acadêmica como monitor nas aulas de Direito Tributário na década de 1970.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos o pró-reitor de Educação Continuada, professor Paulo Sérgio Feuz, representando o reitor Vidal Serrano Nunes Jr e o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer; a diretora da Faculdade de Direito, professora Julcira Maria de Mello Vianna Lisboa; o professor Fernando de Oliveira Marques, da Faculdade de Direito; a professora Elizabeth Nazar Carrazza, ex-diretora da Faculdade de Direito; e o homenageado, professor Wagner Balera.
Rogerio Donini, da Faculdade de Direito e autor do pedido de concessão do título de Professor Emérito Doutor Wagner Balera, também prestou sua homenagem ao docente emérito.
A Academia Paulista de Direito orgulha-se da trajetória acadêmica e profissional de Wagner Balera, que foi seu Presidente. Para o atual Presidente da APD, Alfredo Attié, “a contribuição do notável Professor e querido Confrade para o Direito Previdenciário e para o desenvolvimento dos Direitos Sociais, no Brasil, tem servido não apenas para a formação e o aprimoramento da cultura e da prática jurídicas de gerações de estudantes, mas sobretudo para a construção de um processo civilizacional jurídico intimamente vinculado ao valor da dignidade humana.”