RESUMO: A sociedade brasileira só começou a con­viv­er efe­ti­va­mente com os dire­itos humanos ao lon­go das lutas pela redemocratização do Brasil. No entan­to, ain­da vive­mos, em relação aos dire­itos humanos no Brasil, a fase dos acon­tec­i­men­tos e das lutas para efetivá-los. Em síntese, nos dias hoje é cer­to afir­mar que o proces­so de efetivação dos dire­itos humanos per­pas­sa o cam­in­ho da educação e da socialização, pois ape­nas um tra­bal­ho de formação imbri­ca­do na cidada­nia é capaz de pri­orizar as mudanças de val­ores, de ati­tudes, de posições, de com­por­ta­men­tos e de crenças em favor da prática da tolerância, da paz, e do respeito ao ser humano. Dessa for­ma, a intenção desse arti­go é debater a criação de espaços de educação em dire­itos humanos e participação cida­dã nas cidades, com o intu­ito de pro­mover os dire­itos humanos e a cidada­nia. A metodolo­gia ado­ta­da será a pesquisa bibliográfica e a análise de casos práticos con­cer­nentes à temática pesquisa­da.

PALAVRAS-CHAVES: Dire­itos Humanos. Cidada­nia. Educação. Cidade.

ABSTRACT: Brazil­ian soci­ety only began to live effec­tive­ly with human rights dur­ing the strug­gles for the rede­moc­ra­ti­za­tion of Brazil. How­ev­er, we are still expe­ri­enc­ing, in rela­tion to human rights in Brazil, the phase of events and the strug­gles to put them into effect. In sum­ma­ry, nowa­days it is cer­tain to affirm that the process of real­iz­ing human rights goes through the path of edu­ca­tion and social­iza­tion, besides a work of for­ma­tion imbri­cat­ed in cit­i­zen­ship is able to pri­or­i­tize changes in val­ues, atti­tudes, posi­tions, behav­iors and beliefs in favor of the prac­tice of tol­er­ance, peace, and respect for human beings. Thus, the inten­tion of this arti­cle is to dis­cuss the cre­ation of spaces for edu­ca­tion and cit­i­zen par­tic­i­pa­tion in cities, with the aim of pro­mot­ing human rights and cit­i­zen­ship. The method­ol­o­gy adopt­ed will be bib­li­o­graph­ic research and analy­sis of prac­ti­cal cas­es con­cern­ing the the­mat­ic approached.

KEYWORDS: Human Rights. Cit­i­zen­ship. Edu­ca­tion. City.

Orcid: https://orcid.org/0000–0003-0944–8779

Orcid: https://orcid.org/0000–0002-2679–9143

Submissão: 02/03/2020 | Aprovação: 07/03/2020

 

Loader Load­ing…
EAD Logo Tak­ing too long?

Reload Reload doc­u­ment
| Open Open in new tab

Down­load [498.35 KB]