No próximo dia 7 de março, Alfredo Attié, Presidente da Academia Paulista de Direito e Titular da Cadeira San Tiago Dantas/Goffredo Telles Jr., proferirá a Conferência Inaugural dos Cursos de Ética e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo — FDRP.USP.
Alfredo Attié, que falará sobre a “O que hei e Prático em Estudar Filosofia”, é escritor, jurista e filósofo, Doutor em Filosofia da Universidade de São Paulo, onde estudou direito e história, e sucede, na cátedra San Tiago Dantas a Goffredo da Silva Telles Jr. É autor dos livros Direito Constitucional e Direitos Constitucionais Comparados (São Paulo: Tirant Brasil, 2023), Brasil em Tempo Acelerado: Política e Direito (São Paulo: Tirant Brasil), 2021, e Towards International Law of Democracy (Valencia: Tirant Lo Blanch), 2022. Escreveu, ainda, A Reconstrução do Direito: Existência. Liberdade, Diversidade (Porto Alegre: Fabris, 2003), publicação de estudo pioneiro (Sobre a Alteridade: Para uma Crítica da Antropologia do Direito, São Paulo: USP, 1987), a respeito do tema da alteridade e de crítica à antropologia do direito permanência do colonialismo, e Montesquieu (Lisboa: Chiado, 2018), estudo também pioneiro (Tópica das Paixões e Estilo Moraliste, São Paulo: USP, 2000) sobre a vinculação de estilo e projeto político, no século das Revoluções e do nascimento do constitucionalismo. Também é Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pela FD.USP, e em Direito Comparado pela Cumberland School of Law, foi Procurador do Estado de São Paulo, Advogado e Juiz de Direito, exercendo a função de desembargador na Justiça paulista, sendo membro de instituições internacionais, tendo estudado, pesquisado, lecionado e proferido palestras em instituições de ensino e instituições internacionais multilaterais, nos continentes americano, africano, europeu e asiático.
O evento ocorrerá na quinta-feira, dia sete de março de 2024, a partir das 14 horas, no Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto — FDRP.USP, sob a coordenação de seu Diretor , Professor Doutor Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, formado em Direito pela USP, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais — UFMG, e Livre-Docente em Direito pela Universidade de São Paulo, na área de Teoria e Filosofia do Direito, com Estágios Doutorais na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e na Faculdade de Letras/Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, e estudos Pós-Doutorais na UFMG (Filosofia Antiga), e na Universidade de Munique (Teoria do Direito). Foi Professor e Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Professor Associado e Diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, e docente da Universidade Ribeirão Preto (UNAERP).
A FDRP.USP figura entre as cinquenta melhores escolas de direito do Mundo, sendo a terceira melhor faculdade da América Latina. Em 2016, contava com quatrocentos e oitenta e nove alunos de graduação, trezentos e vinte alunos de especialização, sessenta e nove alunos de mestrado e doutorado, e quarenta e um docentes.
A USP é uma das três universidades públicas estaduais de São Paulo, ao lado da Universidade de Campinas — UNICAMP e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” — UNESP. É a instituição de ensino superior e de pesquisa de maior prestígio no Brasil, figurando entre as melhores universidades do mundo. Com vários campi distribuídos ao longo de oito cidades no Estado de São Paulo. Foi fundada em 1934, após a fusão de várias escolas preexistentes à recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e à Escola de Educação Física do Estado de São Paulo, assim as escolas de Direito, Medicina, Engenharia, Farmácia e Odontologia, bem como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Atualmente, a comunidade USP tem cerca de 110.000 alunos matriculados em 240 cursos de graduação, entre todas as áreas do conhecimento, distribuídas em 42 unidades de ensino e pesquisa; 607 programas de pós-graduação (com cursos de mestrado e 308 299 cursos de doutorado) e 1.119 cursos extracurriculares. Possui, ainda, 48 escolas e institutos, 4 museus, 4 hospitais e centros de saúde, bem como várias bibliotecas.
A USP lidera um conjunto de instituições universitárias, encimado, segundo o ranking estabelecido em 2023, que aponta, a USP na primeira posição, também por UNICAMP, UNESP, UFRJ, UFRGS, UFMG, UFSC, UNIFESP, PUC-Rio e UFSCAR, sendo ainda integrado por várias e importantes universidades públicas, inclusive de criação recente e impacto renovador no ambiente de ensino, pesquisa, extensão e cultura brasileiro e internacional, de alta qualidade e reconhecimento mundial, constituindo um sistema de ensino público brasileiro com institutos e fundações federais, estaduais e municipais de ensino e pesquisa, merecendo ainda destaque o sistema de ensino quasi-público, tendo em vista a qualidade e a relevância pública de instituições fundacionais e associativas — casos, por exemplo, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e de muitas instituições, inclusive confessionais, como, por exemplo, a PUCSP, a UNISINOS, a Universidade Metodista de Piracicaba, a par de tantas e importantes instituições privadas de ensino e pesquisa, inclusive dedicadas à formação profissional, por meio de cursos de especialização, mestrados e doutorados profissionais, como é o caso, entre outros, do CEDES.SP, ainda organizações não-estatais — ONG — voltadas a desenvolver o papel da sociedade civil na construção da ordem democrática, casos, por exemplo, do IPEDD, do INP, do AMSUR, todos parceiros institucionais da APD (veja a Missão institucional da APD e sua Expressão inovadora de Universidade, acompanhando, ainda, as atividades de ACADEMIA PESQUISA).