A convite de Marcos Augusto Perez, Professor Associado de Direito Público e Direito Administrativo da Universidade de São Paulo e Acadêmico Titular da Academia Paulista de Direito — APD, esteve em São Paulo para lecionar nos cursos de graduação e pós-Graduação sob a regência do Professor Perez, o Professor Dr. Jaime Rodrigues-Arana Muñoz, Catedrático de Direito Público e Direito Administrativo da Universidade da Coruña, Espanha.
O Doutor Rodrigues-Arana é formado em Direito pela Universidade de San Tiago de Compostela e Doutor em Direito pela Universidade da Coruña, membro da Asociación de Derecho Administrativo Comparado, sediada em Madrid, do International Institute of Adinstrative Sciences, com sede em Brussels, da Red Iberoamericana de Contratación Pública, em A Coruña, da INternational Academy of Compartive Law, London, da Asociación Americana de Derecho Administrativo, Caracas, Asociación Internacional de Derecho Administrativo, Madrid, entre outras importantes entidades internacionais, além de Professor e Doutor honoris causa de inúmeras Universidades europeias e americanas. É Coordenador do Programa Oficial de Doutorado Iberoamericano em Direito Administrativo, A Coruña. Autor de artigos publicados nas mais importantes revistas de direito público internacionais, publicou vários livros, entre os quais, El Derecho Administrativo de la dignidad humana y del interés general, pela editora Ibañez, em 2022. Pela Editora Tirant Lo Blanch, publicou, em 2022, La Forma y el Derecho Administrativo.
Durante o curso, sob a coordenação do Professor Marcos Perez, o Professor Jaime abordou vários temas de direito público, centrando-se, porém, nos temas da relação entre o Direito Administrativo e a Dignidade Humana, tendo dedicado a aula conclusiva ao tela do Interesse Público (Interés General). Essa última aula foi aberta ao público, sendo transmitida pela página do LabGov.USP, Grupo de Pesquisa coordenado pelo Professor Marcos, podendo ser assistida mediante acesso a este link.
O Professor Jaime ainda esteve na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, para proferir aula e, curso sob a regência do professor Augusto Neves Dal Pozzo, Professor Doutor de Direito Administrativo e de Fundamentos de Direito Público daquela importante Universidade paulista.
À guisa de encerramento das atividades, foi realizado debate entre Professores convidados pelo professor Marcos Perez, em torno do tema do Interesse Público e da instrumentalidade do Direito Administrativo para a concretização dos Direitos Fundamentais, sobretudo a Dignidade Humana. O debate ocorreu no dia 19 de abril, sexta-feira, pela manhã, na Sala Rubino de Oliveira, na FD.USP, e contou com a presença e participação honrosas da querida e admirada Professora Odete Medauar, professora Titular da FD.USP.
O evento foi aberto por breve exposição de Celso Campilongo, Professor Titular e Diretor da FD.USP, Acadêmico Titular da APD, seguido de exposição do Professor Jaime. A seguir, discorreram sobre o tema a Professora Odete, o Professor Marcos, os Professores Augusto e Maurício Zockun, ambos da PUC.SP, Paulo Henrique Rodrigues Pereira, da FD.USP, e Alfredo Attié, Presidente da Academia Paulista de Direito e Titular da Cadeira San Tiago Dantas, Alexandre Cunha ‚Carmen Silvia de Arruda e Paulo Sávio Maia.
Estiveram também presentes os Monitores e Monitoras da disciplina de Pós-Graduação, Ana Maria Pedreira, Raphael Cardoso e João Roberto Moro, além de alunas e os alunos do Curso de Pós-Graduação da FD.USP, entre mestrandos/as, doutorandos/as e pós-doutorandos/as.