A Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro — UFRJ — e seu Insti­tu­to de Econo­mia real­izam, no próx­i­mo dia 15 de jun­ho de 2024, no Teatro de Are­na, no cam­pus da Pra­ia Ver­mel­ha, no Rio de Janeiro, cul­to ecumêni­co pelo pas­sa­men­to da dep­uta­da fed­er­al, econ­o­mista e pro­fes­so­ra Maria da Con­ceição Tavares.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, sua Cadeira San Tia­go Dan­tas e o Insti­tu­to Cel­so Fur­ta­do, a ela vin­cu­la­do, prestam hom­e­nagem à bril­hante escrito­ra luso-brasileira, que dedi­cou sua vida à for­mação de ger­ações de econ­o­mis­tas e à elab­o­ração de pen­sa­men­to críti­co e con­stru­ti­vo de uma econo­mia e de uma ideia de desen­volvi­men­to conec­tadas à justiça social.

Para tan­to, ingres­sou no cam­po da políti­ca, pas­san­do, no Brasil, pelos par­tidos MDB e PT, par­tido pelo qual se elegeu dep­uta­da fed­er­al, em leg­is­latu­ra históri­ca, ten­do mil­i­ta­do ao lado do pro­fes­sor, escritor e sociól­o­go Flo­restan Fer­nan­des.

Matemáti­ca, que ini­ciou sua for­mação em Lis­boa, Por­tu­gal, ten­do imi­gra­do para o Brasil, em razão de perseguição do regime dita­to­r­i­al salazarista, ten­do-se tor­na­do Pro­fes­so­ra Tit­u­lar da Uni­camp e rece­bido o títu­lo de Pro­fes­so­ra Eméri­ta da UFRJ.

Teve papel impor­tante na história das políti­cas econômi­cas brasileiras e lati­no-amer­i­canas, ten­do tra­bal­ha­do na CEPAL e no BNDES, e para o Gov­er­no brasileiro, sendo auto­ra de inúmeras ideias e insti­tu­tos impor­tantes para a real­iza­ção de políti­cas públi­cas nacionais e inter­na­cionais.

Auto­ra de exten­sa obra, con­sub­stan­ci­a­da em arti­gos e livros, den­tre os quais se destacaram Auge e Declínio do Proces­so de Sub­sti­tu­ição de Impor­tações no Brasil — Da Sub­sti­tu­ição de Impor­tações ao Cap­i­tal­is­mo Finan­ceiro e Acu­mu­lação de Cap­i­tal e Indus­tri­al­iza­ção no Brasil.