O Acadêmico Titular da Academia Paulista de Direito, Professor e Procurador de Justiça Vidal Serrano foi escolhido pela comunidade acadêmica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — PUC.SP, para exercer, pelos próximos quatro anos, a Reitoria da Universidade, sucedendo à atual Reitora, Professora Maria Amália Pie Abib Andery.
Em eleição democrática e bem disputada, a chapa composta por Vidal Serrano e pela Professora Carla Longhi obteve o apoio de alunos e alunas (3009 contra 2103 votos dados à outra chapa), professores e professoras (493 contra 439), e funcionários e funcionárias (325 a 257) da PUC, vencendo a chapa composta pelo Professor Márcio Alves da Fonseca, da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes e atual Pró-Reitor de Graduação da PUC e pela Professora Patrícia Jundi Penha, do Curso de Fisioterapia da PUC.
A seguir, Vidal Serrano e Carla Longhi foram nomeados pelo Grão-Chanceler da Fundação São Paulo, cardeal dom Odílio Schrerer.
Vida Serrano Nunes Junior é Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instituição em que obteve os títulos de Mestre e Doutor em Direito, tendo ali também alcançado a Livre-Docência em Direito. Professor de Direito Constitucional, é o atual exerce a função de Diretor da Faculdade de Direito da PUC-SP. Foi Promotor de Justiça e é Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. É Acadêmico Titular da Academia Paulista de Direito, sendo autor de importantes livros e artigos de doutrina na área do direito. É reconhecido por sua posição firme em favor do Estado Democrático de Direito e pela permanente luta pela justiça e pelos direitos humanos, apoiando causas, grupos e pessoas ligadas ao movimento democrático político e social.
Carla Reis Longhi é Mestre e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo — USP, tendo realizado estudos pós-doutorais em Comunicação Social na Universidad Complutense de Madrid. É a atual Diretora da Faculdade de Ciências Sociais da PUC, sendo Professora concursada do Programa de Estudos de Pós-Graduação em História da mesma instituição. Foi Coordenadora do Curso de História e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História, por dois mandatos. É Pesquisadora Pq‑2 desenvolvendo o projeto A Gramática do Esvaziamento da Política — Redemocratização, Neoliberalismo e Violência Estrutural. Publicou em 2024, o importante livro Anatomia do Estado Autoritário no Brasil, sendo autora de outros livros e de artigos em periódicos qualificados.
A Academia Paulista de Direito cumprimenta os Professores Vidal e Carla, certa de que sua gestão será reflexo de sua dedicação à causa das ciências humanas e sociais e ao desenvolvimento da democracia e dos direitos humanos no Brasil.
Para o Presidente da Academia Paulista de Direito, Alfredo Attié, é “motivo de orgulho poder contar, hoje, novamente, com a presença na APD do Reitor da PUC.SP. A Academia, quando de sua fundação, contou com a presença, entre seus Acadêmicos, dos então Reitores da USP, Miguel Reale, e da PUC.SP, Oswaldo Aranha Bandeira de Mello. Vidal Serrano, além do papel importante que desempenhou na Diretoria da Faculdade de Direito da PUC.SP, em momento difícil da história política brasileira, em que sempre demonstrou, a par do zelo acadêmico, firme propósito de resistência democrática, é membro do Ministério Público, do qual foi Conselheiro, exercendo, ainda, várias funções de liderança, Já a Professora, Pesquisadora e Historiadora Carla Longhi tem trazido imprescindíveis contribuições para a formação em ciências humanas e a literatura rica da ciência da história em nosso País.”