O Presidente da Academia Paulista de Direito, jurista e filósofo Alfredo Attié, Titular da Cadeira San Tiago Dantas, foi entrevistado pelo jornalista J. Tannus, em seu programa PAN News Cidades, que vai ao ar todos os sábados, pela manhã, na Rádio Jovem Pan.
Confira, aqui, a entrevista, em que Attié e Tannus falaram sobre a justiça, no Brasil, a Constituição, a formação dos profissionais do direito, as críticas e as necessidades de mudança.
O jornalista e radialista José Jorge Tannus Jr estudou direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, e especialista em Teoria da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Foi professor de ética e legislação publicitária, mídia, administração em publicidade e teorias gerais da administração no Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Foi Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/SP, Campinas, Pró-reitor da UNAR e Direito Acadêmico da UNOPEC, sendo membro da Comissão de Prerrogativas da OAB/SP Campinas. Tannus é filho do saudoso Desembargador e Professor José Jorge Tannus.
Alfredo Attié é jurista, filósofo e escritor, doutor em filosofia da Universidade de São Paulo, onde estudou direito e história. Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela FD.USP e em Direito Comparado pela CSL da Samford University, Attié é Presidente da Academia Paulista de Direito e Titular da Cadeira San Tiago Dantas, na qual sucede a Goffredo da Silva Telles Jr. Autor dos livros Brasil em Tempo Acelerado: Política e Direito (São Paulo: Tirant Brasil), e Towards International Law of Democracy (Valencia: Tirant Lo Blanch), que serão lançados em novembro deste ano. Escreveu, ainda, A Reconstrução do Direito: Existência. Liberdade, Diversidade (Porto Alegre: Fabris), livro de 2003, estudo, elaborado nos anos 1980, pioneiro sobre o tema da alteridade e de crítica à antropologia do direito e à permanência do colonialismo, e Montesquieu (Lisboa: Chiado), estudo, também pioneiro, sobre a vinculação de estilo e projeto político, no século das Revoluções e do nascimento do constitucionalismo, livro lançado em 2018. Juiz de Direito de carreira, exerce a função de desembargador na seção de direito privado do Tribunal de São Paulo, tendo sido Procurador do estado de São Paulo e Advogado, e estudado, pesquisado, lecionado e proferido aulas e conferências no Brasil e no exterior (Alemanha, Inglaterra, Portugal, Itália, França, Estados Unidos, México, Argentina, Tailândia, Indonésia, assim como publicado artigos.