No dia vinte e seis de maio de 2025, o Con­sel­ho Uni­ver­sitário da Pon­tif­í­cia Uni­ver­si­dade Católi­ca de São PauloPUC.SP — reuniu-se, em sessão solene, na TUCARENA, para entre­gar ao Acadêmi­co Tit­u­lar da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e Pro­fes­sor Tit­u­lar de Dire­itos Humanos da PUC.SP, Wag­n­er Balera, o títu­lo de Profes­sor Eméri­to.

O auditório esteve lota­do, pre­sentes não somente ami­gos e famil­iares do queri­do Pro­fes­sor Balera, mas autori­dades, pro­fes­sores e estu­dantes, a demon­strar o car­in­ho devota­do ao hom­e­nagea­do, bem como seu recon­heci­do prestí­gio e o lega­do de uma vida ded­i­ca­da à pesquisa e à docên­cia.

A solenidade desta­cou sua con­tribuição nos cam­pos do Dire­ito Prev­i­den­ciário e dos Dire­itos Humanos. Recon­heci­do por sua atu­ação com­pro­meti­da com a justiça social e com a for­mação éti­ca de juris­tas, Balera rece­beu a hon­raria sob lon­gos aplau­sos e man­i­fes­tações de car­in­ho de seus ex-alunos e admi­radores.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito esteve pre­sente, rep­re­sen­ta­da pelos Acadêmi­cos Tit­u­lares Vidal Ser­ra­no, Reitor da PUC.SP, Rogério Don­ni­ni, Pro­fes­sor Asso­ci­a­do de Dire­ito Civ­il, e Roque Car­raz­za, Pro­fes­sor Tit­u­lar de Dire­ito Trib­utário e Pro­fes­sor Eméri­to da PUC.SP.

O títu­lo de Pro­fes­sor Eméri­to é uma das mais altas dis­tinções con­ce­di­das pela Uni­ver­si­dade e sim­boliza o recon­hec­i­men­to insti­tu­cional de uma car­reira mar­ca­da pela excelên­cia, pelo com­pro­mis­so com a edu­cação e pelo serviço à comu­nidade acadêmi­ca.

Em dis­cur­so emo­cio­nante, Wag­n­er Balera, agrade­ceu à Uni­ver­si­dade, aos cole­gas e aos estu­dantes e aos famil­iares, reforçan­do sua paixão pelo ensi­no e sua crença no papel trans­for­mador do Dire­ito. Con­tou que ini­ciou sua tra­jetória na PUC-SP graças à pro­fes­so­ra Eliz­a­beth Nazar Car­raz­za, de quem foi aluno, e que começou sua atu­ação acadêmi­ca como mon­i­tor nas aulas de Dire­ito Trib­utário na déca­da de 1970.

Com­puser­am a mesa dire­to­ra dos tra­bal­hos o pró-reitor de Edu­cação Con­tin­u­a­da, pro­fes­sor Paulo Sér­gio Feuz, rep­re­sen­tan­do o reitor Vidal Ser­ra­no Nunes Jr e o Cardeal Dom Odi­lo Pedro Scher­er; a dire­to­ra da Fac­ul­dade de Dire­ito, pro­fes­so­ra Jul­ci­ra Maria de Mel­lo Vian­na Lis­boa; o pro­fes­sor Fer­nan­do de Oliveira Mar­ques, da Fac­ul­dade de Dire­ito; a pro­fes­so­ra Eliz­a­beth Nazar Car­raz­za, ex-dire­to­ra da Fac­ul­dade de Dire­ito; e o hom­e­nagea­do, pro­fes­sor Wag­n­er Balera.

Roge­rio Doni­ni, da Fac­ul­dade de Dire­ito e autor do pedi­do de con­cessão do títu­lo de Pro­fes­sor Eméri­to Doutor Wag­n­er Balera, tam­bém prestou sua hom­e­nagem ao docente eméri­to.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito orgul­ha-se da tra­jetória acadêmi­ca e profis­sion­al de Wag­n­er Balera, que foi seu Pres­i­dente. Para o atu­al Pres­i­dente da APD, Alfre­do Attié,a con­tribuição do notáv­el Pro­fes­sor e queri­do Con­frade para o Dire­ito Prev­i­den­ciário e para o desen­volvi­men­to dos Dire­itos Soci­ais, no Brasil, tem servi­do não ape­nas para a for­mação e o apri­mora­men­to da cul­tura e da práti­ca jurídi­cas de ger­ações de estu­dantes, mas sobre­tu­do para a con­strução de um proces­so civ­i­liza­cional jurídi­co inti­ma­mente vin­cu­la­do ao val­or da dig­nidade humana.”