Grad­u­a­do pela Fac­ul­dade de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de São Paulo.

Mestre, Doutor e Livre Docente pela Uni­ver­si­dade de São Paulo, atuan­do como pro­fes­sor asso­ci­a­do de Dire­ito Proces­su­al Civ­il na respec­ti­va Fac­ul­dade de Dire­ito, lecio­nan­do nos cur­sos de grad­u­ação e pós-grad­u­ação.

Foi mem­bro do Min­istério Públi­co do Esta­do de São Paulo e Juiz do Segun­do Tri­bunal de Alça­da Civ­il; aposen­tou-se como Desem­bar­gador do Tri­bunal de Justiça do Esta­do de São Paulo, onde atu­ou na Seção de Dire­ito Pri­va­do.

É inte­grante do Insti­tu­to Brasileiro de Dire­ito Proces­su­al; do Con­sel­ho Jurídi­co da FIESP Fed­er­ação das Indús­trias do Esta­do de São Paulo; da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito; da Acad­e­mia Paulista de Mag­istra­dos, do Insti­tu­to Ibero-amer­i­cano de Dire­ito Proces­su­al; da Asso­ci­ação Inter­na­cional de Dire­ito Proces­su­al; é árbi­tro da Câmara de Medi­ação e Arbi­tragem de São Paulo; é sócio colab­o­rador do Insti­tu­to dos Advo­ga­dos de São Paulo; é Sócio Hon­orário do Insti­tu­to Brasileiro de Estu­dos do Dire­ito IBED; é coor­de­nador acadêmi­co de Mar­ca­to Cur­sos Jurídi­cos.

Escreveu diver­sos arti­gos jurídi­cos em revis­tas espe­cial­izadas, ten­do pub­li­ca­do os livros Ação de consignação em paga­men­to (5ª edição, Edi­to­ra Mal­heiros); Pro­ced­i­men­tos espe­ci­ais (14ª edição, Edi­to­ra Atlas); O proces­so monitório brasileiro (Edi­to­ra Mal­heiros); Com­petên­cia Con­fli­tos de Com­petên­cia Exceções de imped­i­men­to e de sus­peição do juiz (em colab­o­ração com o Des. Anice­to Lopes Aliende 2ª tiragem, Edi­to­ra Revista dos Tri­bunais); Comen­tários à Lei de Locação de Imóveis Urbanos (em colab­o­ração com Vicente Gre­co Fil­ho e out­ros, coor­de­nação de Juarez de Oliveira, Edi­to­ra Sarai­va); Códi­go de Proces­so Civ­il Inter­pre­ta­do (coor­de­nador e co-autor, 2ª edição Edi­to­ra Atlas), entre out­ros. Mem­bro do Comitê Brasileiro de Arbi­tragem – CBAr.