RESUMO: O pre­sente estu­do obje­ti­va anal­is­ar o impacto do ilíc­i­to con­cor­ren­cial de car­tel nas obras do metrô da cidade de São Paulo, especi­fi­ca­mente quan­to ao dire­ito à mobil­i­dade urbana. Dis­cute-se a abor­dagem do enforce­ment públi­co sobre os impactos ao con­sum­i­dor e o trata­men­to jurídi­co para absorção pelo infrator das exter­nal­i­dades neg­a­ti­vas sofridas pelos usuários do sis­tema de trans­porte da cidade. 

PALAVRAS-CHAVE: Cidades. Mobil­i­dade. Car­tel. Metrô. São Paulo. 

ABSTRACT: This essay aims to ana­lyze the impact of ille­gal car­tel com­pe­ti­tion on the works of the São Paulo sub­way, specif­i­cal­ly regard­ing the right to urban mobil­i­ty. The pub­lic enforce­ment approach to con­sumer impacts and the legal treat­ment for absorb­ing the neg­a­tive exter­nal­i­ties suf­fered by users of the city’s trans­port sys­tem are dis­cussed. 

KEYWORDS: Cities. Mobil­i­ty. Car­tel. Metro. São Paulo.

Orcid: https://orcid.org/0000–0003-1060–3510 

Orcid: https://orcid.org/0000–0002-1580–076X 

Sub­mis­são: 30/09/2020 | Aprovação: 09/10/2020

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