Joaquim de Carvalho é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Colunista do Portal 247 e da TV 247, foi subeditor de Veja e repórter do Jornal Nacional, entre outros veículos. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social.
Começou a carreira em 1982, aos 18 anos, no Diário de Sorocaba (SP), onde exerceu as funções de repórter e editor.
Ainda em Sorocaba, trabalhou como repórter e chefe de reportagem, no jornal Cruzeiro do Sul. Foi repórter e editor-assistente d’O Estado de S. Paulo; repórter especial de O Globo; repórter e subeditor da revista Veja; diretor de jornalismo, em São Paulo, do Jornal da Band, na TV Bandeirantes; e repórter de rede da TV Globo. No STB, integrou a equipe de reportagem do Jornal da Record.
Escreveu o livro Basta! Sensacionalismo e Farsa na Cobertura Jornalística do Assassinato de PC Farias (Ed. A Girafa, 2005), que foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2005, na categoria Biografia e Reportagem.
Nos dois documentários sobre a história recente brasileira, aborda as lacunas de investigação, no caso ocorrido em Juiz de Fora, durante a campanha presidencial de 2018, e o período de prisão inconstitucional do Presidente Lula.
Assista a seguir, ou pelos links:
e