Na sede da Asso­ci­ação Paulista de Mag­istra­dos, a Pro­fes­so­ra Maria Gar­cia rece­beu mere­ci­da hom­e­nagem por sua tra­jetória acadêmi­ca, no dia vinte e seis de jun­ho de 2025.

De ini­cia­ti­va do Desem­bar­gador Rober­to McCrack­en, do Tri­bunal de Justiça de São Paulo, e das Pro­fes­so­ras Maria Ligia Math­ias e Lucia Hele­na Bet­ti­ni, o even­to con­tou com a pre­sença de juris­tas e autori­dades, anti­gos alunos e alu­nas da Pro­fes­so­ra.

 

 

Maria Gar­cia é Pro­fes­so­ra Asso­ci­a­da, Livre-Docente, Douto­ra e Mestre em Dire­ito da Pon­tif­í­cia Uni­ver­si­dade Católi­ca de São Paulo — PUC.SP, insti­tu­ição em que leciona Dire­ito Con­sti­tu­cional, Dire­ito Edu­ca­cional e Biodi­re­ito Con­sti­tu­cional. É, ain­da, Pro­fes­so­ra de Biodireito/Bioética do Cen­tro Uni­ver­sitário AssunçãoUNIFAI; Pro­fes­so­ra de Psi­colo­gia Jurídi­ca, Med­i­c­i­na Legal e Dire­ito Prev­i­den­ciário da FIG — UNIMESP. Mem­bro da Comis­são de Bioéti­ca do Hos­pi­tal das Clíni­cas, Fac­ul­dade de Med­i­c­i­na da Uni­ver­si­dade de São Paulo; Mem­bro do Comitê de Bioéti­ca do Hos­pi­tal do Coração; Mem­bro do Insti­tu­to dos Advo­ga­dos de São Paulo — IASP; foi Procu­rado­ra do Esta­do de São Paulo, ten­do tra­bal­ha­do no IPESP. Foi Assis­tente Jurídi­co da Reito­ria da Uni­ver­si­dade de São Paulo; Mem­bro-fun­dador e atu­al Dire­to­ra Ger­al do Insti­tu­to Brasileiro de Dire­ito Con­sti­tu­cional  — IBDC; é Coor­de­nado­ra da Revista de Dire­ito Con­sti­tu­cional e Inter­na­cional da Edi­to­ra Revista dos Tri­bunais; Asso­ci­a­da Hon­orária do CONPEDI; Mem­bro do Con­sel­ho Delib­er­a­ti­vo do  IASP (triênio 2015–2017); Mem­bro do Con­sel­ho Supe­ri­or de Dire­ito da Fed­er­ação do Comér­cio — FECOMERCIO; Mem­bro do Con­sel­ho Edi­to­r­i­al da Revista da Esco­la Supe­ri­or da Procu­rado­ria Ger­al do Esta­do de São Paulo; Mem­bro do Con­sel­ho Edi­to­r­i­al da Revista De Jure, do Min­istério Públi­co de Minas Gerais; Pres­i­dente da Comis­são Per­ma­nente de Estu­dos de Bioéti­ca do IASP; rece­beu o Award for asc­tive member/2019 — World Bioethics Day da UNESCO;e foi Mem­bro do Con­sel­ho Curador da Esco­la Supe­ri­or de Advo­ca­cia (Gestão 2025/2027).

A Pro­fes­so­ra Lucia Bet­ti­ni, no encer­ra­men­to da cer­imô­nia, pro­fes­riu o seguinte dis­cur­so, em hom­e­nagem e agradec­i­men­to ‘a Pro­fes­so­ra Maria Gar­cia:

Agradeço a opor­tu­nidade da fala e quero cumpri­men­tar a todos os pre­sentes, em espe­cial, à nos­sa hom­e­nagea­da, Pro­fes­so­ra Maria Gar­cia e aos seus ami­gos ide­al­izadores e real­izadores do almoço, Pro­fes­so­ras Maria Hele­na Diniz, Maria Lígia Math­ias Arcan­jo e Pro­fes­sor Rober­to Mac Crack­en, e a todos os demais pre­sentes.

E fiquei pen­san­do o quan­to cada um de nós foi e é inspi­ra­do pela pro­fes­so­ra Maria Gar­cia, somos fru­to de toda a sua ded­i­cação e vocação ao Mag­istério, o exer­cí­cio do ofí­cio da paixão!!! Fomos ori­en­ta­dos e for­ma­dos com o padrão de excelên­cia da Pro­fes­so­ra Maria Gar­cia.

Lem­bro ain­da hoje da primeira aula que assisti na PUC-SP na condição de alu­na ouvinte e o quan­to sai dali com um tur­bil­hão de ideias ger­adas por tan­to con­hec­i­men­to e riqueza de cada uma de suas aulas, mas não era só a riqueza de con­teú­do, mas a for­ma como sem­pre nos acol­heu e cuidou de cada um de nós. É capaz de extrair o mel­hor de quem tem a feli­ci­dade de ser seu aluno e de todos seus ori­en­tan­dos, com rig­or, respeito e amizade.

Mes­tra inspi­rado­ra e ami­ga muito leal, sem­pre pre­sente em cada momen­to de nos­sas vidas, está pre­sente em nos­sas vitórias, mas tam­bém nos momen­tos difí­ceis, a palavra que estim­u­la, comem­o­ra, con­so­la que vem sem­pre certeira a acal­mar ou aque­cer nos­sos corações.…

Muitos aqui foram alunos e par­tic­i­param do GEC – Gru­pos de Estu­dos Con­sti­tu­cionais, e ali os estu­do eram ori­en­ta­dos por poe­mas e me lem­bro de um que car­rego sem­pre comi­go e foi apre­sen­ta­do no grupão que era de Con­sti­tu­cional, mas todas as dis­cussões que fos­sem as que elevassem as pes­soas e a exper­iên­cia da dig­nidade humana, ali acon­te­ci­am.

Vou com­par­til­har o poe­ma que nos ori­en­ta­va aos sába­dos, de Car­los Cas­tan­he­da: ‘A sua decisão de seguir ou aban­donar um cam­in­ho deve ser livre de medo ou ambição. Eu lhe avi­so: exam­ine cada cam­in­ho com atenção e propósi­to. Experimente‑o tan­tas vezes quan­to jul­gar necessário. E per­gunte a você mes­mo: esse cam­in­ho tem coração? Se tiv­er, o cam­in­ho é bom. Se não tiv­er, não tem util­i­dade.’

Pro­fes­so­ra Maria Gar­cia, seu mag­istério e vida são nortea­d­os de propósi­tos e val­ores que tam­bém nos acom­pan­ham e ten­ha certeza que, cada uma de nos­sas escol­has tem a sen­ho­ra como refer­ên­cia maior no exer­cí­cio do mag­istério e que pos­samos sem­pre escol­her com o coração e, nos diz­eres de Adélia Pra­do Quero ser um poeta extra­ordinário e dese­jo poder escr­ev­er um teatro muito engraça­do pra todo mun­do rir até ficar irmão.!!!

Muito obri­ga­da de coração!

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito — APD cumpri­men­ta Maria Gar­cia e os orga­ni­zadores do even­to pela ini­cia­ti­va da mere­ci­da hom­e­nagem à jurista que “figu­ra entre os prin­ci­pais docentes e doutri­nadores brasileiros da con­tem­po­ranei­dade,” afir­ma Alfre­do Attié, Pres­i­dente da APD, “não somente pela excelên­cia de suas lições, que lograram for­mar ger­ações de juris­tas e profis­sion­ais cul­tores das humanidades, mas sobre­tu­do por seu exem­p­lo de pos­tu­ra éti­ca e pela cor­agem de abrir e tril­har novos cam­in­hos da ciên­cia jurídi­ca.