A Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ — e seu Instituto de Economia realizam, no próximo dia 15 de junho de 2024, no Teatro de Arena, no campus da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, culto ecumênico pelo passamento da deputada federal, economista e professora Maria da Conceição Tavares.
A Academia Paulista de Direito, sua Cadeira San Tiago Dantas e o Instituto Celso Furtado, a ela vinculado, prestam homenagem à brilhante escritora luso-brasileira, que dedicou sua vida à formação de gerações de economistas e à elaboração de pensamento crítico e construtivo de uma economia e de uma ideia de desenvolvimento conectadas à justiça social.
Para tanto, ingressou no campo da política, passando, no Brasil, pelos partidos MDB e PT, partido pelo qual se elegeu deputada federal, em legislatura histórica, tendo militado ao lado do professor, escritor e sociólogo Florestan Fernandes.
Matemática, que iniciou sua formação em Lisboa, Portugal, tendo imigrado para o Brasil, em razão de perseguição do regime ditatorial salazarista, tendo-se tornado Professora Titular da Unicamp e recebido o título de Professora Emérita da UFRJ.
Teve papel importante na história das políticas econômicas brasileiras e latino-americanas, tendo trabalhado na CEPAL e no BNDES, e para o Governo brasileiro, sendo autora de inúmeras ideias e institutos importantes para a realização de políticas públicas nacionais e internacionais.
Autora de extensa obra, consubstanciada em artigos e livros, dentre os quais se destacaram Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações no Brasil — Da Substituição de Importações ao Capitalismo Financeiro e Acumulação de Capital e Industrialização no Brasil.