A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito teve impor­tante e desta­ca­da par­tic­i­pação no even­to “Os Desafios da Justiça e da Sociedade em um Mun­do Glob­al­iza­do”, VI Con­gres­so Inter­na­cional de Dire­ito, real­iza­do pela Comu­nidade de Juris­tas de Lín­gua Por­tugue­sa, pelo Cen­tro Inter­na­cional de Cul­tura e pelo Tri­bunal da Relação de Lis­boa.

Volta­do a dis­cu­tir as questões rel­a­ti­vas ao rela­ciona­men­to entre os Poderes, entre Tri­bunais e Econo­mia e o Dire­ito e a Cor­rupção, o Con­gres­so teve lugar em Lis­boa, sob a presidên­cia do Desem­bar­gador Orlan­do San­tos Nasci­men­to e do Dr. Nel­son Faria de Oliveira.

O Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito pro­feriu a con­fer­ên­cia “Con­fli­tos entre os Poderes na Con­tem­po­ranei­dade”, em mesa pre­si­di­da pelo Dr. Nel­son Faria de Oliveira e que teve a par­tic­i­pação da Secretária Munic­i­pal de Dire­itos Humanos de São Paulo, Dra. Eloísa Arru­da, do Dire­tor da Fac­ul­dade de Dire­ito da PUC São Paulo, Dr. Pedro Paulo Manus, e do ex-Min­istro da Justiça, Dr. José Eduar­do Car­do­zo. Além dis­so, par­ticipou da Mesa de Hon­ra de Aber­tu­ra do even­to; de seu encer­ra­men­to e hom­e­nagem ao jurista Dr. Adri­ano Mor­eira, com a par­tic­i­pação do Vice-Pres­i­dente do Supre­mo Tri­bunal de Justiça de Por­tu­gal e da Dire­to­ra da Unidade Nacional de Com­bate à Cor­rupção e ao Crime Econômi­co, em Por­tu­gal; assim como dos debates nas mesas sobre “Tri­bunais e Econo­mia”, e “Esta­do e Dire­ito em face da cor­rupção”.

Em sua palestra, o Dr. Attié fez análise da evolução da teo­ria e da exper­iên­cia da chama­da sep­a­ração de poderes, apon­tan­do idieias esque­ci­das em tal per­cur­so, e indi­can­do cam­in­hos orig­i­nais para a super­ação da crise da políti­ca con­tem­porânea. Referiu a neces­si­dade de uma nova abor­dagem, para definir quais são os poderes exis­tentes na sociedade e desen­har uma nova tópi­ca de freios e con­trape­sos, crit­i­can­do a ascen­são de ideias autoritárias e mostran­do como a democ­ra­cia, ren­o­va­da, pode prevale­cer: “é pre­ciso uma análise tran­scen­dente do mod­e­lo tradi­cional para per­mi­tir que o povo ocupe o espaço políti­co, com mais par­tic­i­pação e con­t­role sobre os que pre­tender­am monop­o­lizar a esfera dos poderes econômi­cos, soci­ais e políti­cos. Nis­so o dire­ito tem papel fun­da­men­tal, na con­strução de uma justiça que supere a desigual­dade pro­fun­da con­tem­porânea”.

José Eduar­do Car­do­zo fez uma análise da questão da sep­a­ração de poderes e da difi­cul­dade de sua efe­ti­vação na atu­al­i­dade, em face do ativis­mo judi­cial e da crise de rep­re­sen­tação. Eloísa Arru­da teceu críti­cas a decisões con­ces­si­vas do Judi­ciário na área do dire­ito à saúde. Pedro Paulo Manus criti­cou a lei de Refor­ma Tra­bal­hista, pela inter­fer­ên­cia na esfera de atu­ação livre do Judi­ciário.

A Mesa “Tri­bunais e Econo­mia” con­tou com a apre­sen­tação do Jor­nal­ista José Gomes Fer­reira, que exal­tou a importân­cia dos Juízes no com­bate à cor­rupção, do Juiz Ger­al­do Andrade, que referiu a importân­cia de atenção dos Juízes aos dita­mes da Con­sti­tu­ição, e do Empresário Mario Cos­ta, que teceu con­sid­er­ações sobre o prob­le­ma da for­mação dos Mag­istra­dos. Tam­bém falou a Desem­bar­gado­ra Guil­her­mi­na Fre­itas, Vice-Pres­i­dente do Tri­bunal da Relação de Lis­boa, acen­tuan­do a importân­cia dos Tri­bunais na apli­cação do dire­ito. Foi pre­si­di­da pelo Desem­bar­gador Nuno Coel­ho, que referiu a importân­cia do diál­o­go entre Dire­ito e Econo­mia e de sua efe­ti­vação no âmbito das decisões judi­ci­ais.

Na sessão seguinte, pre­si­di­da pelo Juiz Con­sel­heiro do Tri­bunal de Con­tas Dr. José Mouraz Lopes, que referiu o papel dos Tri­bunas de Con­tas no com­bate à cor­rupção, falaram o Desem­bar­gador Ramos Soares, Pres­i­dente da Asso­ci­ação Sindi­cal dos Juízes Por­tugue­ses, que sub­lin­hou a neces­si­dade de os Juízes estarem aten­tos aos dita­mes legais e con­sti­tu­cionais, não ultra­pas­san­do lim­ites, para que decisões rel­a­ti­vas a cor­rupção não infrin­jam dire­itos; o Juiz Jayme Mar­tins, Pres­i­dente da Asso­ci­ação dos Mag­istra­dos Brasileiros, que referiu os prob­le­mas da Justiça brasileira, pelo ele­va­do número de proces­sos, defend­en­do o com­bate à cor­rupção, apon­tan­do os dados lev­an­ta­dos por reporta­gens do pro­gra­ma Fan­tás­ti­co, da Rede Globo de Tele­visão; e o Jor­nal­ista Luís Gar­ri­a­pa, que indi­cou a importân­cia da impren­sa e das garan­tias à real­iza­ção de suas tare­fas.

Em inter­venção nes­ta sessão, o Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito ressaltou o cuida­do que se deve ter com a ideia de com­bate à cor­rupção, ten­do em vista a ideia de que o Judi­ciário se deve preser­var, man­ten­do-se afas­ta­do de inves­ti­gações e de tra­bal­hos de com­petên­cia de Polí­cia e Min­istério Públi­co, para que pos­sa jul­gar com efe­ti­va impar­cial­i­dade, em atenção estri­ta a dire­itos e deveres con­sti­tu­cional­mente esta­b­ele­ci­dos. Referiu ain­da a mudança de par­a­dig­ma rel­a­ti­vo à impren­sa, em que a ação poderosa de grandes con­glom­er­a­dos pode levar à dis­torção da infor­mação e a fal­ta de cuida­do na for­mação da opinião públi­ca. Em inter­venção da Advo­ga­da Luiza Pal­ma, foi acen­tu­a­da a questão do equa­ciona­men­to do prob­le­ma da cor­rupção como uma das metas esta­b­ele­ci­das pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas. Final­mente, o Dr. Attié referiu a importân­cia dos pro­gra­mas pre­ven­tivos rela­ciona­dos ao prob­le­ma da cor­rupção, mais efe­tivos em relação à visão tradi­cional, essen­cial­mente puni­ti­va, cujos resul­ta­dos deix­am a dese­jar. Salien­tou o exem­p­lo da chama­da Oper­ação Mani Pulite, em que os danos à esfera públi­ca ain­da se fazem sen­tir na Itália.

A Sessão de Hom­e­nagem ao Jurista Adri­ano Mor­eira, pre­si­di­da com sim­pli­ci­dade e bril­ho pelo Desem­bar­gador Pres­i­dente do Tri­bunal da Relação de Lis­boa, Dr. Orlan­do Nasci­men­to, con­tou com emo­cio­nante exposição do Pro­fes­sor por­tuguês e belo elo­gio pro­feri­do pelo Dr. Nel­son Faria de Oliveira.
Igual­mente impor­tantes foram as men­sagens finais do Con­gres­so, pro­feri­das pelo Vice-Pres­i­dente do Supe­ri­or Tri­bunal de Justiça por­tuguês e pela Dire­to­ra da Unidade Nacional de Com­bate à Cor­rupção e ao Crime Económi­co, Dra. Maria da Saudade.

Em comen­tário à sessão sobre “Tibunais e Econo­mia”, o Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito lançou a ideia, apoia­da ime­di­ata­mente pelos juris­tas, mag­istra­dos, empresários e jor­nal­is­tas pre­sentes, no sen­ti­do de, por meio da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, em con­jun­to com out­ras enti­dades, muitas delas pre­sentes ao even­to, cri­ar um sis­tema de ensi­no jurídi­co, em que ten­ha lugar um mestra­do, nos moldes dos LLM amer­i­canos, para estu­dar, de modo democráti­co e colab­o­ra­ti­vo, com a par­tic­i­pação do Judi­ciário, da Uni­ver­si­dade e, sobre­tu­do, da sociedade, um “Mestra­do em Dire­ito e Sociedade dos País­es de Lín­gua Por­tugue­sa”.

A ideia apre­sen­ta­da pelo Dr. Attié diz respeito a tra­bal­ho que já vem empreen­den­do na Acad­e­mia, por meio de Cen­tro de Pesquisa, Estu­dos e Exten­são à Sociedade em Dire­ito e Sociedade dos Páis­es de Lín­gua Por­tugue­sa, estendendo‑o, ago­ra, à par­tic­i­pação e colab­o­ração de out­ras enti­dades.

“É pre­ciso cuidar da for­mação ade­qua­da dos juris­tas e mag­istra­dos dos país­es de lín­gua por­tugue­sa, no sen­ti­do de aper­feiçoar sua for­mação, mas sobre­tu­do cri­ar um cam­po comum de con­hec­i­men­to e atu­ação para um dire­ito transna­cional, que per­mi­ta um cur­so de desen­volvi­men­to cul­tur­al e econômi­co inten­si­vo, por meio de com­para­ção, colab­o­ração e cri­ação de insti­tu­tos, nor­mas, insti­tu­ições, teo­rias e práti­cas comuns, no seio da, e respei­tan­do a diver­si­dade. Assim, políti­cas econômi­cas e cul­tur­ais poderão ser implan­tadas com mais segu­rança e vig­or, abrindo per­spec­ti­vas de tra­bal­ho e cam­pos de atu­ação para empre­sas e tra­bal­hadores, bem como para empreende­dores e empreende­do­ras econômi­cos e soci­ais”, afir­mou o Dr. Alfre­do Attié, for­mu­lador da pro­pos­ta.

A exe­cução de tal pro­pos­ta será encam­in­ha­da por meio de pro­je­to que o Dr. Alfre­do Attié Jr ofer­e­cerá à par­tic­i­pação das várias enti­dades inter­na­cionais e agentes de desen­volvi­men­to, bem como agên­cias inter­na­cionais, para ampla dis­cussão e imple­men­tação.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito sen­tiu-se muito hon­ra­da em par­tic­i­par do even­to, bem como pela qual­i­dade dos par­tic­i­pantes e dos debates.

Parce­ria per­ma­nente se con­strói entre a Comu­nidade de Juris­tas de Lín­gua Por­tugue­sa, enti­dade tão bem dirigi­da e con­ce­bi­da pelo jurista Nel­son Fria de Oliveira, e a Acad­e­mia Paulista de Dire­ito.