Foi lança­do, no últi­mo dia 28 de março de 2025, em Ribeirão Pre­to, na Livraria Trav­es­sa, o livro Desafios e Per­spec­ti­vas na Pro­teção Inte­gral da Cri­ança e do Ado­les­cente,” coor­de­na­do pelos Pro­fes­sores Sebastião Sér­gio da Sil­veira, Andrea Chiqui­ni Bugal­ho e Jair Car­doso.

A obra con­ta com a colab­o­ração de docentes, alunos e alu­nas dos cur­sos de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de Ribeirão Pre­to UNAERP, e da Uni­ver­si­dade de São PauloUSP, campus de Ribeirão Pre­to, sendo de ini­cia­ti­va, em parce­ria, do Grupo de Pesquisa Con­tem­po­ranei­dade e Tra­bal­ho da UNAERP e do Grupo de Estu­dos sobre a Trans­for­mação do Dire­ito do Tra­bal­ho na Sociedade Pós-Mod­er­na e Seus Reflex­os no Mun­do do Tra­bal­ho da Fac­ul­dade de Dire­ito de Ribeirão Pre­to da USP.

O lança­men­to con­tou com a pre­sença dos vinte e sete autores e autoras da obra cole­ti­va, além a comu­nidade acadêmi­ca e jurídi­ca de Ribeirão Pre­to e da Região, cap­i­tanea­da pelo Advo­ga­do Vini­cius Bugal­ho e pelos Pro­fes­sores Marce­lo Bragh­i­ni, Mari­na Cer­vo e Noéli Zanethi.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito cumpri­men­ta os coor­de­nadores da obra pela ini­cia­ti­va e pelo êxi­to da pub­li­cação, obra de extrema importân­cia para o momen­to pre­sente.

A pro­teção inte­gral da infân­cia e da juven­tude em face da família, da sociedade e do Esta­do foi princí­pio esta­b­ele­ci­do na Con­sti­tu­ição Fed­er­al de 1988, em seu arti­go 227. Foi imple­men­ta­do pelo Estatu­to da Cri­ança e do Ado­les­cente e con­figu­ra o cerne das metas esta­b­ele­ci­das pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Agen­da 2030 de Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el, em que pri­or­i­dade é esta­b­ele­ci­da para a edu­cação, a errad­i­cação da pobreza, a igual­dade, a saúde e obem-estar, o aces­so aos, e a preser­vação dos recur­sos nat­u­rais.