O Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Dr. Alfre­do Attié, esteve na Comis­são de Dire­itos Humanos da OAB/São Car­los, no dia 13 de setem­bro, para pro­ferir palestra sobre o Dire­ito de Igual­dade.
A Cidade de São Car­los, tão rica em diver­si­dade, cul­tura, história, meio ambi­ente, hos­pi­tal­i­dade, edu­caç­nao e uni­ver­si­dades, assis­tiu a uma man­i­fes­tação de racis­mo, que fez ressur­gir o fan­tas­ma aparente­mente adorme­ci­do do pas­sa­do escrav­ocra­ta.
A comu­nidade negra reuniu-se-se, protestou, cobrou e tomou providên­cias.
Attié dis­cor­reu sobre o tema, ‚numa ini­cia­ti­va da OAB, ten­do a coor­de­nação da Dra. Sara Bononi, Pres­i­dente da Comis­são de Dire­itos Humanos da OAB/São Car­los e Mem­bro do Humanisa/USP, e a pre­sença da Pro­fes­so­ra da UFSCAR Ana Cristi­na Juve­nal da Cruz, do Pro­fes­sor da UNESP e da Esco­la de Soci­olo­gia e Políti­ca de São Paulo Ânge­lo Del Vec­chio, do Pro­fes­sor e Pres­i­dente da ADUNESP Ricar­do Ribeiro, do Pres­i­dente da Comis­são de Urban­is­mo da OAB/São Car­los Eros Romaro, do Procu­rador do Esta­do Vladimir Bononi, do Procu­rador Munic­i­pal de Araraquara Ernesto Esteves, procu­radores, advo­ga­dos, advo­gadas, estu­dantes, mem­bros das várias comu­nidades, sociedade civ­il.
Para Attié, “não se tra­ta ape­nas de resi­s­tir, mas de afir­mar dire­itos e deveres, avançar na con­strução da cidada­nia, na invenção dos dire­itos humanos.”