Clóvis Lema e o neotomismo de Louvain na história da Academia
Home | Notícias | Clóvis Lema e o neotomismo de Louvain na história da Academia
Tendo falecido o Professor e Advogado Clóvis Lema Garcia, co-Fundador do “Grupo de Estudos de Direito Natural”, a Academia Paulista de Direito presta homenagem a seu antigo Acadêmico.
Clovis Lema Garcia foi Professor de Ciência Política e Teoria do Estado, na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Lecionou Teoria Geral do Estado, na Faculdade Paulista de Direito da PUC-SP, tendo sido ainda Professor de Política e Administração, e de Cultura Brasileira, na Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, bem como de Instituições de Direito Privado, na Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais Coração de Jesus, da PUC-SP, finalmente de Direito Constitucional, no Curso de Direito da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).
Foi Diretor da Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero.
Na prática do direito, além da advocacia, ainda foi Procurador do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo — IPESP.
Destacou-se no campo editorial, tendo sido diretor do boletim mensal “Reconquistae”, e da revista “Hora Presente”. Publicou os livros “Lições de Teoria Geral do Estado”, “Apontamentos de Instituições de Direito Privado”, “Parlamentarismo”, “A Representação das Competências”, “Totalitarismo por Vias Democráticas”, “As Espanhas Luso-Brasileiras”, “Direito Constitucional e Noções de Teoria Geral do Estado”, “O Estado de Direito e a Ordem Constitucional do Brasil”, “Sentido do Direito, Sentido da Vida”.
Foi Presidente do “Centro de Estudos de Direito Natural José Pedro Galvão de Sousa”.
Além de Acadêmico Titular, depois, Honorário, da Academia Paulista de Direito, foi ainda membro da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas.
Clóvis Lema foi professor de gerações de estudantes e juristas. O Acadêmico Titular e ex-Presidente da Academia Paulista de Direito, Professor Titular da PUC-SP, Wagner Balera, foi seu aluno de Teoria Geral do Estado, na mesma Universidade.
A Missa Exequial foi celebrada por Dom Carlos, Bispo-Auxiliar de São Paulo, que é filho do saudoso Acadêmico.