Pales­tra do Pre­si­den­te da Aca­de­mia Pau­lis­ta de Direi­to, Titu­lar da Cadei­ra San Tia­go Dan­tas, Alfre­do Attié, sobre o Direi­to Pós Pan­de­mia, a con­vi­te da Ordem dos Advo­ga­dos do Bra­sil, Seção de São Pau­lo, Sub­se­ções de Sal­to, Indai­a­tu­ba e Itu.

Após refe­rir um pou­co de sua expe­ri­ên­cia na impor­tan­te Região Pau­lis­ta do Vale do Tie­tê, na magis­tra­tu­ra e no envol­vi­men­to com a soci­e­da­de, lem­bran­do sobre­tu­do as ini­ci­a­ti­vas do Setor de Asses­so­ria e Ori­en­ta­ção Soci­al, em Sal­to, e do Ins­ti­tu­to de Estu­dos do Vale do Tie­tê, em Itu, Sal­to e em todo o Vale Médio do Tie­tê, Attié exa­mi­nou o esta­do do direi­to inter­na­ci­o­nal.

Reviu sua evo­lu­ção, no cur­so da segun­da meta­de do Sécu­lo XX, fazen­do um con­tra­pon­to entre a ordem dos direi­tos huma­nos e a Car­ta da Ter­ra e a Agen­da 2030, ins­tru­men­tos que esta­be­le­cem res­pon­sa­bi­li­da­des e deve­res dos povos e dos Esta­dos.

Exa­mi­nou as trans­for­ma­ções do direi­to, no sécu­lo XXI, evi­den­ci­ou os pro­ble­mas e as expe­ri­ên­ci­as decor­ren­tes e cau­sa­do­ras des­sas trans­for­ma­ções, para esta­be­le­cer o lugar do sis­te­ma jurí­di­co bra­si­lei­ro no sis­te­ma inter­na­ci­o­nal.

Propôs alguns enun­ci­a­dos rela­ti­vos à soci­e­da­de do ris­co, à soci­e­da­de da infor­ma­ção, à jus­ti­ça e à edu­ca­ção, ao mei­os digi­tais e ao meio ambi­en­te.

Refe­riu os aspec­tos jurí­di­cos impor­tan­tes para a reto­ma­da das ati­vi­da­des pós qua­ren­te­na.

Indi­cou a neces­si­da­de de o direi­to vei­cu­lar um New Deal reno­va­do, com os novos mei­os e a nova cons­ci­ên­cia mun­di­al.

Intro­du­ziu novos con­cei­tos.

Exa­mi­nou ques­tões de direi­to pri­va­do, ain­da alu­din­do a aspec­tos do direi­to públi­co e do direi­to penal, a par da rela­ção entre a Cons­ti­tui­ção e o sis­te­ma inter­na­ci­o­nal.

Falou sobre os con­fli­tos de pro­pri­e­da­de, de ordem con­tra­tu­al e obri­ga­ci­o­nal, pro­pon­do solu­ções e fazen­do uma crí­ti­ca do vácuo de atu­a­ção, gover­na­men­tal, no regi­me anti­cons­ti­tu­ci­o­nal em que vive­mos.

Res­pon­deu a ques­tões inte­res­san­tes de méto­do, tra­zi­das pelas advo­ga­das e pelos advo­ga­dos que par­ti­ci­pa­ram do even­to.

Assis­ta ao video, aqui.