O Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, jurista e filó­so­fo Alfre­do Attié, Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, foi entre­vis­ta­do pelo jor­nal­ista J. Tan­nus, em seu pro­gra­ma PAN News Cidades, que vai ao ar todos os sába­dos, pela man­hã, na Rádio Jovem Pan.

Con­fi­ra, aqui, a entre­vista, em que Attié e Tan­nus falaram sobre a justiça, no Brasil, a Con­sti­tu­ição, a for­mação dos profis­sion­ais do dire­ito, as críti­cas e as neces­si­dades de mudança.

O jor­nal­ista e radi­al­ista José Jorge Tan­nus Jr estu­dou dire­ito na Pon­tif­í­cia Uni­ver­si­dade Católi­ca de Camp­inas, é Mestre em Edu­cação, Admin­is­tração e Comu­ni­cação pela Uni­ver­si­dade São Mar­cos, e espe­cial­ista em Teo­ria da Comu­ni­cação pela Fac­ul­dade Cásper Líbero. Foi pro­fes­sor de éti­ca e leg­is­lação pub­lic­itária, mídia, admin­is­tração em pub­li­ci­dade e teo­rias gerais da admin­is­tração no Cen­tro Uni­ver­sitário Sale­siano de São Paulo. Foi Pres­i­dente da Comis­são de Dire­ito do Con­sum­i­dor da OAB/SP, Camp­inas, Pró-reitor da UNAR e Dire­ito Acadêmi­co da UNOPEC, sendo mem­bro da Comis­são de Pre­rrog­a­ti­vas da OAB/SP Camp­inas. Tan­nus é fil­ho do saudoso Desem­bar­gador e Pro­fes­sor José Jorge Tan­nus.

Alfre­do Attié é jurista, filó­so­fo e escritor, doutor em filosofia da Uni­ver­si­dade de São Paulo, onde estu­dou dire­ito e história. Mestre em Filosofia e Teo­ria Ger­al do Dire­ito pela FD.USP e em Dire­ito Com­para­do pela CSL da Sam­ford Uni­ver­si­ty, Attié é Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, na qual sucede a Gof­fre­do da Sil­va Telles Jr. Autor dos livros Brasil em Tem­po Acel­er­a­do: Políti­ca e Dire­ito (São Paulo: Tirant Brasil), e Towards Inter­na­tion­al Law of Democ­ra­cy (Valen­cia: Tirant Lo Blanch), que serão lança­dos em novem­bro deste ano. Escreveu, ain­da, A Recon­strução do Dire­ito: Existên­cia. Liber­dade, Diver­si­dade (Por­to Ale­gre: Fab­ris), livro de 2003, estu­do, elab­o­ra­do nos anos 1980, pio­neiro sobre o tema da alteri­dade e de críti­ca à antropolo­gia do dire­ito e à per­manên­cia do colo­nial­is­mo, e Mon­tesquieu (Lis­boa: Chi­a­do), estu­do, tam­bém pio­neiro, sobre a vin­cu­lação de esti­lo e pro­je­to políti­co, no sécu­lo das Rev­oluções e do nasci­men­to do con­sti­tu­cional­is­mo, livro lança­do em 2018. Juiz de Dire­ito de car­reira, exerce a função de desem­bar­gador na seção de dire­ito pri­va­do do Tri­bunal de São Paulo, ten­do sido Procu­rador do esta­do de São Paulo e Advo­ga­do, e estu­da­do, pesquisa­do, leciona­do e pro­feri­do aulas e con­fer­ên­cias no Brasil e no exte­ri­or (Ale­man­ha, Inglater­ra, Por­tu­gal, Itália, França, Esta­dos Unidos, Méx­i­co, Argenti­na, Tailân­dia, Indonésia, assim como pub­li­ca­do arti­gos.