O livro “Vontade Popular e Democracia — O Caso Lula”, tem seu lançamento marcado para o próximo dia 15, a partir das 19 horas, na PUC-SP. Com prefácio de Fernando Morais, a obra possui artigos de juristas, professores, cientistas políticos, sociólogos e acadêmicos, e faz uma análise sobre democracia, soberania popular, direito à candidatura, participação popular, tendo como principal objeto de estudo o caso que é o mais polêmico dessas eleições: a candidatura de Lula, os tratados internacionais, a vontade popular em confronto com a Lei da Ficha Limpa, e a atuação do Judiciário.
O presidente da Academia Paulista de Direito (São Paulo Law Academy), o desembargador Alfredo Attié, no artigo “O Poder da Ausência”, demonstra a necessidade e a importância de recuperar temas esquecidos da doutrina da Separação de Poderes, no sentido de restabelecer o Poder Judiciário em seu campo de atuação, como guardião da democracia e do Estado de Direito, não substituindo, nem se sobrepondo à política, isto é, o poder popular soberano.
No texto, Attié indica que a opção “por um sistema de poder que prescinda da política e pretenda substituir a representação, a eleição, o voto por um discurso moralista, de exclusão, adversários da expressão popular e de políticas voltadas a sua expansão igualitárias e universais, por um ativismo de profissões jurídicas de Estado, parece extremamente perigosa, ao apontar o caminho de regimes destituídos de controle democrático, com vistas a objetivos que escapem da determinação do sufrágio do povo”.
A verdadeira saída para a crise política e jurídica que vivemos deve “partir da ideia de ocupação do espaço público, e recuperação do caráter civilizacional do direito, cuja missão é a de mudança constante, pela invenção de direitos e transformação do humano”, conclui Attié.
O livro também tem artigos de autoria de Alvaro De Azevedo Gonzaga, advogado e professor da PUC/SP, Esther Solano, professora da Unifesp, Gabriel Sampaio, ex-conselheiro nacional de direitos humanos e advogado, Lenio Luiz Streck, jurista, Rubens Casara, juiz do TJ-RJ, entre outros.
SERVIÇO:
Lançamento: livro “Vontade Popular e Democracia — O Caso Lula”
Local: PUC-SP
Data: 15.08.2018
Horário: 19h
Editora: Praxis
Organizadores: Instituto Defesa da Classe Trabalhadora, Eugênio José Guilherme de Aragão, Gabriela Araujo, José Francisco Siqueira Neto e Wilson Ramos Rubens Carmo Elias Filho