Luiz Philipe Oliveira e André Zilar criaram o Pod & Contras, podcast semanal, que trata de vários assuntos da atualidade e conversa com inúmeras personagens da vida política brasileira.
Na segunda-feira, dois de julho de 2023, receberam Alfredo Attié, jurista, filósofo e escritor, para uma conversa sobre direito, política, democracia e constituição.
Attié, respondendo às interessantes perguntas e provocações de Luiz e André, fala sobre o significado de democracia, esquerda e direita, faz crítica às práticas e ao discurso da justiça, no Brasil, critica o modo como se construiu o trabalho por aplicativos no mundo e, sobretudo, no Brasil, na forma de “escravidão de ganho” (concepção introduzida no debate público por Attié — leia, aqui e veja a notícia sobre uma decisão judicial que iniciou essa crítica, aqui). Attié fez crítica à permanência da cultura e das práticas da escravidão, no trabalho doméstico, por exemplo, tecendo muitas considerações e críticas ao caráter discriminatório, excludente e racista do sistema de justiça e da política brasileira.
O programa ainda tocou no tema da participação, na relação entre os poderes no Brasil, no regime anticonstitucional (veja o tratamento do tema, seguindo este link), e nas questões relativas ao “8 de janeiro”, ao julgamento dos acusados de perpetra a tentativa de golpe, de atentar contra o estado democrático de direito, de destruir o patrimônio público.
Ao falar sobre os problemas da formação jurídica no Brasil, o entrevistado criticou a omissão de Presidente e Relator, ao não suspenderem o julgamento e considerarem a ausência de defesa técnica dos réus, ainda a ausência de aplicação da norma relativa ao “juiz de instrução”, portanto a impossibilidade de o administrador do inquérito e das investigações participar do julgamento. Attié ainda questionou o temor do STF e do Judiciário em relação a dar eficácia à garantia do juízo de garantias, no Brasil.
Muitos outros temas foram tocados, nessa conversa bem agradável, num programa muito bem planejado e levado a cabo com bastante engenho e arte pelos idealizadores do podcast, que vale muito a pena ser acompanhado.
A entrevista com Alfredo Attié teve, até aqui, cinco mil views.
Luiz e André ainda comentaram alguns trechos dos livros publicados por Attié, que falou sobre o lançamento do mais recente (veja, aqui), em Portugal, na celebração dos 190 anos do Supremo Tribunal de Justiça português (leia, neste link).