Anto­nio Car­los Mar­ca­to, Tit­u­lar da Cadeira Ronal­do Por­to Mace­do da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, foi hom­e­nagea­do no 3o. Con­gres­so Paulista de Proces­so Civ­il, pro­movi­do pelo Insti­tu­to Brasileiro de Dire­ito Proces­su­al e pelo Ceapro, real­iza­do em 29 de novem­bro de 2018, na Fac­ul­dade de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de São Paulo.

Com­pare­ce­r­am à hom­e­nagem os Acadêmi­cos Tit­u­lares da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Cân­di­do Rangel Dina­mar­co, da Cadeira Anto­nio de Queiroz Fil­ho, Kazuo Watan­abe, da Cadeira Fran­cis­co Cav­al­can­ti Pontes de Miran­da, Tere­sa Arru­da Alvim, da Cadeira Fran­cis­co de Paula Batista, e Manoel Pereira Calças, Pres­i­dente do Tri­bunal de Justiça de São Paulo (Acadêmi­cos).

Mar­ca­to, pro­fes­sor queri­do de muitas ger­ações de juris­tas brasileiros,  é grad­u­a­do pela Fac­ul­dade de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de São Paulo, Mestre, Doutor e Livre Docente pela mes­ma Uni­ver­si­dade, da qual é pro­fes­sor asso­ci­a­do de Dire­ito Proces­su­al Civ­il, nos cur­sos de grad­u­ação e pós-grad­u­ação. Foi mem­bro do Min­istério Públi­co do Esta­do de São Paulo e Juiz do Segun­do Tri­bunal de Alça­da Civ­il; aposen­tou-se como Desem­bar­gador do Tri­bunal de Justiça do Esta­do de São Paulo, onde atu­ou na Seção de Dire­ito Pri­va­do. É tit­u­lar do escritório Mar­ca­to Advo­ga­dos, com sede em São Paulo.