Antonio Carlos Marcato, Titular da Cadeira Ronaldo Porto Macedo da Academia Paulista de Direito, foi homenageado no 3o. Congresso Paulista de Processo Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual e pelo Ceapro, realizado em 29 de novembro de 2018, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Compareceram à homenagem os Acadêmicos Titulares da Academia Paulista de Direito, Cândido Rangel Dinamarco, da Cadeira Antonio de Queiroz Filho, Kazuo Watanabe, da Cadeira Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, Teresa Arruda Alvim, da Cadeira Francisco de Paula Batista, e Manoel Pereira Calças, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (Acadêmicos).

Marcato, professor querido de muitas gerações de juristas brasileiros,  é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mestre, Doutor e Livre Docente pela mesma Universidade, da qual é professor associado de Direito Processual Civil, nos cursos de graduação e pós-graduação. Foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo e Juiz do Segundo Tribunal de Alçada Civil; aposentou-se como Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, onde atuou na Seção de Direito Privado. É titular do escritório Marcato Advogados, com sede em São Paulo.