No dia 19 de julho, quarta-feira, a partir das 15 horas, ocorre o Debate Aspectos Políticos e Culturais da África do Sul pós Apartheid, como parte da celebração do Mandela Day 2023, realização da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira — Unilab, e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Política Pública Raça/Etnia, Gênero, Desenvolvimento e Territorialidade — Amandla.
Participam do Debate, coordenado por Jacqueline Costa – Professora e coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Lélia Gonzáles da UNILAB/CE:
Alfredo Attié. Desembargador no Tribunal Paulista e Presidente da Academia Paulista de Direito;
Marcelo Rosa. Professor e coordenador do Laboratório de Sociologia Não-exemplar da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Natália Cabanillas. Professora argentina da UNILAB e Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos Feministas Africanos;
Paulo Neves. Professor da UFABC – Fundação Universidade Federal do ABC; e
Viviane Barbosa. Professora da UEMA – Universidade Estadual do Maranhão.
O Debate será seguido pelos Depoimentos:
A África que vi de perto: Guilherme Oliveira Lemos. Professor do IFB – Instituto Federal de Brasília
O Brasil que vi de perto: Israel Mbule – estudante angolano da UNILAB Males/BA
Confira a programação, que tem início no dia de hoje, do Ciclo de Debates neste link, veja, a seguir, os cards do evento, participe e divulgue.
O evento é organizado por Matilde Ribeiro, que foi Ministra-Chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, é Professora da Área de Pedagogia da Unilab e Coordenadora do Amandla, e Joana D’Arc Lima, Professora da Unilab e Coordenadora do Amandla.
Hoje, às 11 horas, Matilde Ribeiro fala da importância de Nelson Mandela e do evento, em programa da TVT — TV dos Trabalhadores, dirigida por Paulo Vannuchi, que foi Ministro-Chefe da Secretaria Especial de Direitos Humanos.