No dia 9 de Novem­bro de 2022, a par­tir das 14 horas, no fuso horário ital­iano, ou 10 horas, no brasileiro, a Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, a Uni­ver­si­dade de Cameri­no e a Cát­e­dra Unesco terão a hon­ra de pres­en­ciar e difundir o debate sobre o Tema da Con­sti­tu­ição da Ter­ra e da Era dos Deveres e Respon­s­abil­i­dades.

O Tema será trata­do em Sessão espe­cial do III Con­gres­so da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e da IX Jor­na­da Inter­na­cional da Cát­e­dra Unesco Dire­itos Humanos Vio­lên­cia Gov­er­no Gov­er­nança.

Terá a a impor­tante pre­sença dos Juris­tas Pro­fes­sor Lui­gi Fer­ra­joli, Min­istro Javier Miran­da, MIn­istro Tar­so Gen­ro e Pro­fes­sor Alfre­do Attié.

Con­sti­tu­ição da Ter­ra” é fun­da­men­tal con­tribuição de Lui­gi Fer­ra­joli, no sen­ti­do de refun­dar a orga­ni­za­ção inter­na­cional do dire­ito, por meio de uma con­sti­tu­inte da Ter­ra.

Era dos Deveres e Respon­s­abil­i­dades é impor­tante con­tribuição de Alfre­do Attié para a com­preen­são do tem­po pre­sente e encam­in­har uma pro­pos­ta de ren­o­vação das insti­tu­ições, pen­sa­men­to e práti­ca do dire­ito e da políti­ca para a super­ação de seus impass­es.

Javier Miran­da  é  Dire­tor de Dire­itos Humanos do Cen­tro Lati­no-Amer­i­cano de Econo­mia Humana, foi Min­istro de Dire­itos Humanos do Uruguai e Pres­i­dente da Frente Ampla.

Tar­so Gen­ro foi Min­istro da Edu­cação e da Justiça do Brasil, Gov­er­nador do Esta­do do Rio Grande do Sul e Prefeito da Cidade de Por­to Ale­gre, é Pres­i­dente de Hon­ra do Insti­tu­to Novos Par­a­dig­mas, orga­ni­zou a Con­fer­ên­cia Lati­no-Amer­i­cana, que con­tou com a par­tic­i­pação não ape­nas de Fer­ra­joli, mas igual­mente de Pepe Muji­ca, ex-Pres­i­dente do Uruguai, Miryam Hazán, do Méx­i­co, Ali­cia Ruiz, da Argenti­na, e Javier Miran­da, do Uruguai, em debate apre­sen­ta­do e coor­de­na­do por San­dra Biten­court, do Brasil.

A Cát­e­dra Unesco Dire­itos Humanos Vio­lên­cia Gov­er­no Gov­er­nança é dirigi­da pela Douto­ra Maria Cristi­na de Cic­co, Pro­fes­so­ra da Uni­ver­sità Degli Stu­di di Cameri­no, foi Pro­fes­so­ra de Dire­ito Pri­va­do da Uni­ver­si­dade de Molise, da Uni­ver­si­dade do Esta­do do Rio de Janeiro e Pro­fes­so­ra Vis­i­tante da Uni­ver­si­dade de São Paulo, Uni­ver­si­dade de Cam­pos e Uni­ver­si­dade de For­t­aleza.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito é pre­si­di­da por Alfre­do Attié, Tit­u­lar da Cát­e­dra San Tia­go Dan­tas, jurista, filó­so­fo e escritor. É Mem­bro do Fórum Mundi­al de Dire­ito, Justiça e Desen­volvi­men­to, ten­do sido Mem­bro Obser­vador da Unci­tral.

Lui­gi Fer­ra­joli é um dos mais impor­tantes juris­tas con­tem­porâ­neos, autor de vas­ta obra na área do Dire­ito Penal garan­tiste e do Dire­ito Con­sti­tu­cional e da Filosofia do Dire­ito. Foi Juiz esteve lig­a­do ao movi­men­to da mag­i­s­tratu­ra democráti­ca, na Itália, ten­do sido Profes­sor de Filosofia do Dire­ito e Teo­ria Ger­al do Dire­ito na Uni­ver­si­dade de Cameri­no, da qual foi Dire­tor da Fac­ul­dade de Dire­ito, insti­tu­ição com a qual a Acad­e­mia Paulista de Dire­ito real­iza parce­ria impor­tante, onde tam­bém lecio­nou Nor­ber­to Bob­bio, Atual­mente, é Pro­fes­sor da Uni­ver­si­dade de Roma Tre.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, a Uni­ver­si­dade de Cameri­no, a Cát­e­dra Unesco e a Edi­to­ra Tirant Lo Blanch  farão pub­licar os debates, nos Anais do III Con­gres­so da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e da IX Jor­na­da Inter­na­cional da Cát­e­dra Unesco Dire­itos Humanos Vio­lên­cia Gov­er­no Gov­er­nança.