RESUMO: O objetivo desse trabalho apresenta-se por meio de um olhar crítico, pautado na construção da teoria da psicologia sócio-histórica e suas categorias de análise a fim de compreender as dimensões subjetivas e objetivas dos fenômenos a serem estudados. Tendo em vista a alarmante situação das juventudes brasileiras no que diz respeito a garantia dos direitos humanos no contexto brasileiro e latino americano, o trabalho se propõe a debater as possíveis interfaces entre psicologia, políticas públicas, direitos humanos e juventudes. Busca-se compreender as práticas psicológicas nas políticas públicas como afirmação dos direitos humanos e como essa inserção pode auxiliar na promoção de políticas públicas e outras práticas que visem a superação das condições de vulnerabilidades e desigualdades nos contextos das juventudes brasileiras. Para tal serão expostas: as relações presentes entre Direitos Humanos e Políticas Públicas no Brasil por meio de marcos teóricos e legais; breve caracterização e panorama das juventudes brasileiras e as contribuições da psicologia sócio- histórica nessa análise; a presença da psicologia nas políticas públicas e a necessidade de afirmação dessa; a inserção histórica da psicologia nas políticas públicas como potencial ferramenta promotora de Direitos Humanos. Por fim, o trabalho reforça e justifica a necessidade de um posicionamento ético político da psicologia frente as desigualdades estruturais nacionais e a importância de a prática das psicólogas estar em consonância com os pilares fundamentais dos Direitos Humanos.
PALAVRAS-CHAVE: Psicologia. Políticas Públicas. Direitos Humanos. Juventude
DATA DE SUBMISSÃO: 12/11/2018 | DATA DE APROVAÇÃO: 26/11/2018