A Escola Trevisan de Negócios, na noite da última terça-feira, seis de agosto de 2024, no auditório do Centro de Integração Empresa Escola — CIEE, comemorou seus vinte e cinco anos de êxito no ensino e na difusão cultural da contabilidade.
Mais importante faculdade brasileira de ciências contábeis, com proposta não apenas acadêmica de excelência, mas voltada igualmente para as necessidades práticas das atividades de inserção profissional e social de contadores, contadoras, auditores e auditoras, a Trevisan foi criada por Antoninho Marmo Trevisan, opara realizar seu sonho de ensino da contabilidade, atividade que, segundo afirmou em seu discurso, rendeu-lhe importantes frutos e reconhecimento político, social e cultural.
A celebração teve a presença do Diretor Executivo do CIEE, Humberto Casagrande, que ressaltou o compromisso da entidade que dirige com a preparação e formação de jovens para o trabalho, com a inserção de milhões de estagiários, estagiárias e aprendizes, em empresas, em parcerias que não apenas permitem a estudantes darem o passo inicial e experimentarem o significado prático das carreiras que escolhem, como também um processo virtuoso transformador do mercado de trabalho.
Trevisan contou vários passos de sua vida profissional e mostrou-se orgulhoso das realizações da TEN, que fundou, ressaltando a colaboração das empresas e das entidades de classe de contabilidade e auditoria, de colegas, amigos, amigas e familiares, pondo especial relevo no trabalho de seu filho, Fernando Trevisan, que, hoje, dirige a instituição de ensino.
Fernando Trevisan falou dos vinte e cinco anos da faculdade e sublinhou o protagonismo acadêmico e o caráter de inovação de seus programas de ensino, na graduação e na especialização. Fundador e Diretor salientaram a realização de trazer um ensino de excelência, pelo elevado valor de docentes e estudantes, bem como inclusivo, por meio de mensalidades extremamente acessíveis, e totalmente digital.
O evento contou com a apresentação do Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli, de Heliópolis, em São Paulo, que tocou peças de Villa Lobos e do grupo pop Abba.
Houve debate sobre os rumos da contabilidade e da auditoria, com a participação, além de Antoninho Marmo Trevisan, de Carla Bellangero, Sócia de Auditoria da KPMG, Diretora Técnica do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; Heloísa de Castro, Vice-Presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo; e Carlos Alberto Baptistão, empresário contábil e Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, sob a coordenação de Suzana Slonzon, Coordenadora de Graduação da Trevisan Escola de Negócios.
O auditório esteve lotado, presentes autoridades, profissionais e dirigentes da contabilidade e da auditoria, representantes de empresas, professores e professaras, funcionários e funcionárias, ex-alunos e ex-alunas de Trevisan, de contabilidade e da TEN, além de amigos e amigas do homenageado.
Pela Academia Paulista de Contabilidade, esteve presente o Ministro Nelson Machado, um dos autores da Reforma Tributária.
Pela Academia Paulista de Direito — APD estiveram presentes os Acadêmicos Heleno Torres, advogado tributarista e Professor Titular de Direito Financeiro da Universidade de São Paulo, e Alfredo Attié, Titular da Cadeira San Tiago Dantas e Presidente da APD.
Pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, esteve presente o advogado e Diretor Jurídico Rui Alves.
No final da celebração, antes da realização de coquetel, Antoninho Trevisan recebeu troféu da Trevisan, entregue pela ex-aluna da Escola, Carol Martinez, Diretora-geral da Stanford Social Innovation Review Brasil e Sócia da RFM Editores, além de troféu de reconhecimento do CIEE, que lhe foi entregue por Humberto Casagrande.