Elza Antônia Pereira Cunha Boiteux, Acadêmica Titular da Academia Paulista de Direito, foi Professora Associada do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tendo-se dedicado com perseverança e afeição à atividade de ensinar, motivo de reconhecimento de seus alunos e alunas, que por ela nutriam sincero carinho.
Graduada pelo Instituto Toledo de Ensino, de Bauru, interior do Estado de São Paulo, obteve o título de mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina, realizando seu doutorado e sua livre-docência na Faculdade de Direito da USP.
Buscou estudar e incentivar a pesquisa sobre a obra de Pedro Lessa, Miguel Reale, Tércio Sampaio Ferraz Jr e Celso Lafer, em suas aulas, na graduação e pós-graduação, preocupada com os temas do raciocínio jurídico, da teoria da decisão, da razão prática, linguagem do direito e direitos humanos e inclusão.
Granjeou a amizade de inúmeros colegas, sendo sempre elogiada por todos pela lealdade no cultivo desse sentimento.
Tais virtudes foram salientadas na manifestação de pesar da Vice-Diretora da FD.USP, Ana Elisa Bechara, dos Acadêmicos Titulares da Academia Paulista de Direito Antonio Carlos Morato, Celso Campilongo, Tércio Ferraz Jr, dos Acadêmicos Honorários Floriano Marques Neto, Cristina de Cicco, e do Acadêmico Emérito Celso Lafer, assim como do chefe do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito, Ronaldo Porto Macedo, e de seu ex-aluno André Estevam.
“Conheci Elza Boiteux quando de minha aprovação em primeiro lugar, pela Banca que presidiu, a Professor de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade Estadual Paulista — UNESP”, conta o Presidente da Academia Paulista de Direito, Alfredo Attié. “Depois de alguns anos, voltamos a nos encontrar e nos tornamos amigos, tendo realizado muitas atividades acadêmicas em colaboração, sendo minha a honra e o prazer de a ter trazido para os quadros da APD. Seu marido, o brilhante Advogado Fernando Netto Boiteux, sempre esteve presente. O trabalho da querida professora permanecerá, nas gerações de juristas que formou, no trabalho constante de dignificar o processo de formação do direito.”
Fernando Boiteux é Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP e especialista em Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal pela FGV, e foi Professor Doutor da FD.USP e Procurador da Fazenda Nacional,
A APD permanecerá em luto, por dez dias.