Elza Antô­nia Pereira Cun­ha Boi­teux, Acadêmi­ca Tit­u­lar da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, foi Pro­fes­so­ra Asso­ci­a­da do Depar­ta­men­to de Filosofia e Teo­ria Ger­al do Dire­ito da Fac­ul­dade de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de São Paulo, ten­do-se ded­i­ca­do com per­se­ver­ança e afeição à ativi­dade de ensi­nar, moti­vo de recon­hec­i­men­to de seus alunos e alu­nas, que por ela nutri­am sin­cero car­in­ho.

Grad­u­a­da pelo Insti­tu­to Tole­do de Ensi­no, de Bau­ru, inte­ri­or do Esta­do de São Paulo, obteve o títu­lo de mestre pela Uni­ver­si­dade Fed­er­al de San­ta Cata­ri­na, real­izan­do seu doutora­do e sua livre-docên­cia na Fac­ul­dade de Dire­ito da USP.

Bus­cou estu­dar e incen­ti­var a pesquisa sobre a obra de Pedro Lessa, Miguel Reale, Tér­cio Sam­paio Fer­raz Jr e Cel­so Lafer, em suas aulas, na grad­u­ação e pós-grad­u­ação, pre­ocu­pa­da com os temas do raciocínio jurídi­co, da teo­ria da decisão, da razão práti­ca, lin­guagem do dire­ito e dire­itos humanos e inclusão.

Granjeou a amizade de inúmeros cole­gas, sendo sem­pre elo­gia­da por todos pela leal­dade no cul­ti­vo desse sen­ti­men­to.

Tais vir­tudes foram salien­tadas na man­i­fes­tação de pesar da Vice-Dire­to­ra da FD.USP, Ana Elisa Bechara, dos Acadêmi­cos Tit­u­lares da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito Anto­nio Car­los Mora­to, Cel­so Campi­lon­go, Tér­cio Fer­raz Jr, dos Acadêmi­cos Hon­orários Flo­ri­ano  Mar­ques Neto, Cristi­na de Cic­co, e do Acadêmi­co Eméri­to Cel­so Lafer, assim como do chefe do Depar­ta­men­to de Filosofia e Teo­ria Ger­al do Dire­ito, Ronal­do Por­to Mace­do, e de seu ex-aluno André Este­vam.

Con­heci Elza Boi­teux quan­do de min­ha aprovação em primeiro lugar, pela Ban­ca que pre­sid­iu, a Pro­fes­sor de Filosofia e Teo­ria Ger­al do Dire­ito da Uni­ver­si­dade Estad­ual Paulista — UNESP”, con­ta o Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Alfre­do Attié. “Depois de alguns anos, volta­mos a nos encon­trar e nos tor­namos ami­gos, ten­do real­iza­do muitas ativi­dades acadêmi­cas em colab­o­ração, sendo min­ha a hon­ra e o praz­er de a ter trazi­do para os quadros da APD. Seu mari­do, o bril­hante Advo­ga­do Fer­nan­do Net­to Boi­teux, sem­pre esteve pre­sente. O tra­bal­ho da queri­da pro­fes­so­ra per­manecerá, nas ger­ações de juris­tas que for­mou, no tra­bal­ho con­stante de dig­nificar o proces­so de for­mação do dire­ito.

Fer­nan­do Boi­teux é Doutor em Dire­ito Com­er­cial pela Fac­ul­dade de Dire­ito da USP e espe­cial­ista em Inte­gração Econômi­ca e Dire­ito Inter­na­cional Fis­cal pela FGV, e foi Pro­fes­sor Doutor da FD.USP e Procu­rador da Fazen­da Nacional,

A APD per­manecerá em luto, por dez dias.