A Car­ta em Defe­sa da Democ­ra­cia e da Repúbli­ca, artic­u­la­da pelo INP — Insti­tu­to Novos Par­a­dig­mas, sob a lid­er­ança do jurista Tar­so Gen­ro, que foi Min­istro da Justiça e da Edu­cação, Gov­er­nador do Rio Grande do Sul e Prefeito de Por­to Ale­gre, con­ta com assi­nat­uras de um amp­lo espec­tro políti­co e com o apoio da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito.

A nova pro­pos­ta de movi­men­to, chama­da de Vamos em Frente, aprox­i­ma vearias orga­ni­za­ções e movi­men­tos da sociedade civ­il. Seu eixo cen­tral é estim­u­lar as forças democráti­cas e repub­li­canas do país, a par­tir da sociedade civ­il, dirigin­do-se a lid­er­anças par­tidárias, líderes políti­cos, for­madores de opinião, int­elec­tu­ais e diri­gentes sele­ciona­dos dos movi­men­tos soci­ais, para a for­mação de uma Nova Frente Políti­ca.

Seu sen­ti­do estratégi­co não é um acor­do pro­gramáti­co, mas tem duas direções: procla­mar a neces­si­dade de Frentes Eleitorais que poderão se for­mar, tan­to no 1º como no 2º turno, para reduzir a capaci­dade da ultra-dire­i­ta e da extrema-dire­i­ta; e ampli­ar o diál­o­go social e políti­ca no cam­po democráti­co insti­tu­cional­iza­do no país.
Esta e as demais car­tas con­sti­tuí­das nesse movi­men­to cívi­co têm entre seus obje­tivos reduzir dras­ti­ca­mente as influên­cias dos setores fisi­ológi­cos e oligárquicos no Con­gres­so Nacional; esta­b­ele­cer com­pro­mis­sos políti­cos region­ais e nacionais, em torno da defe­sa das insti­tu­ições legit­i­mas do Esta­do, for­matadas na Con­sti­tu­ição Fed­er­al de 88, bem como estim­u­lar for­mas dire­tas de par­tic­i­pação da cidada­nia na gestão públi­ca.

O prin­ci­pal instru­men­to des­ta artic­u­lação políti­co-eleitoral é a pub­li­cação de car­tas públi­cas region­ais e nacionais, que pro­pon­ham essa uma unidade políti­ca mín­i­ma.

Esta é uma primeira ver­são da primeira Car­ta que dev­erá ser enrique­ci­da por con­tribuições e dis­cussões que con­seguir fomen­tar.

A Car­ta pode ser assi­na­da medi­ante preenchi­men­to de nome e email, neste link.