A Carta em Defesa da Democracia e da República, articulada pelo INP — Instituto Novos Paradigmas, sob a liderança do jurista Tarso Genro, que foi Ministro da Justiça e da Educação, Governador do Rio Grande do Sul e Prefeito de Porto Alegre, conta com assinaturas de um amplo espectro político e com o apoio da Academia Paulista de Direito.
A nova proposta de movimento, chamada de Vamos em Frente, aproxima vearias organizações e movimentos da sociedade civil. Seu eixo central é estimular as forças democráticas e republicanas do país, a partir da sociedade civil, dirigindo-se a lideranças partidárias, líderes políticos, formadores de opinião, intelectuais e dirigentes selecionados dos movimentos sociais, para a formação de uma Nova Frente Política.
Seu sentido estratégico não é um acordo programático, mas tem duas direções: proclamar a necessidade de Frentes Eleitorais que poderão se formar, tanto no 1º como no 2º turno, para reduzir a capacidade da ultra-direita e da extrema-direita; e ampliar o diálogo social e política no campo democrático institucionalizado no país.
Esta e as demais cartas constituídas nesse movimento cívico têm entre seus objetivos reduzir drasticamente as influências dos setores fisiológicos e oligárquicos no Congresso Nacional; estabelecer compromissos políticos regionais e nacionais, em torno da defesa das instituições legitimas do Estado, formatadas na Constituição Federal de 88, bem como estimular formas diretas de participação da cidadania na gestão pública.
O principal instrumento desta articulação político-eleitoral é a publicação de cartas públicas regionais e nacionais, que proponham essa uma unidade política mínima.
Esta é uma primeira versão da primeira Carta que deverá ser enriquecida por contribuições e discussões que conseguir fomentar.
A Carta pode ser assinada mediante preenchimento de nome e email, neste link.