José Gre­gori foi o primeiro tit­u­lar da Pas­ta dos Dire­itos Humanos, na época Sec­re­taria Espe­cial de Dire­itos Humanos, com sta­tus de Min­istério.

Foi Pres­i­dente da Comis­são de Dire­itos Humanos da Uni­ver­si­dade de São Paulo, Doutor Hon­oris Causa da Pon­tif­í­cia Uni­ver­si­dade Católi­ca de São Paulo, Embaix­ador do Brasil na Repúbli­ca Por­tugue­sa, e ide­al­izador dos Encon­tros do Desco­bri­men­to, lev­a­dos a cabo pela Comu­nidade de Juris­tas de Lin­gua Por­tugue­sa e seu Secretário-Ger­al , o advo­ga­do Nel­son Faria de Oliveira.

Na entre­vista a seguir, José Gre­gori - que com­pôs da Comis­são de Justiça e Paz, cri­a­da pelo Cardeal e Arce­bis­po de São Paulo, dom Paulo Evaris­to Arns, foi um dos sub­scritores da Car­ta aos Brasileiros, lida por Gof­fre­do da Sil­va Telles Jr, em 1977, no Pátio das Arcadas, no Largo São Fran­cis­co  -  fala a Gar­biela Faria de Oliveira sobre os Encon­tros do Desco­bri­men­to, as relações entre Por­tu­gal e Brasil, seu cam­in­ho na defe­sa dos dire­itos humanos e sua exper­iên­cia na vida públi­ca.

José Gre­gori é Acadêmi­co Eméri­to da Acad­e­mia Paulista de Dire­itoNel­son Faria de Oliveira é Acadêmi­co Hon­orário da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito.

Assista a seguir — ou no Canal YouTube do Cen­tro de Cul­tura Inter­na­cional, ain­da no site dos Encon­tros do Desco­bri­men­to.

,

Para Alfre­do Attié, Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Gre­gori foi um herói brasileiro dos dire­itos humanos e um eter­no defen­sor da necessária conexão entre justiça e democ­ra­cia: “fará mui­ta fal­ta ao mun­do e a nos­so País, assim como à afir­mação civ­i­liza­cional do dire­ito.”