
O grupo de juristas, representando os redatores, redatoras, subscritores e subscritoras da Nota Pública, ora convertida em petição dirigida à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, foi recebido, hoje, dia 24 de abril de 2025, pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da CCJ, Deputado Federal Paulo Azi, do União Brasil, Bahia, que estava acompanhado do Deputado Federal Alex Manente, do Cidadania, São Paulo, designado Relator na CCJ.
Estiveram presentes, na representação dos juristas, José Geraldo de Sousa Junior, ex-Reitor da UnB), Cezar Britto (ex-Presidente do Conselho federal da OAB, Ana Paula Inglês Barbalho, da Comissão de Justiça e Paz de Brasília, ‚Alexandre Bernardino Costa, Diretor da Faculdade de Direito da UnB, e Diego Vedovatto, do Movimento dos Sem Terra.
Participaram da proveitosa e cordial reunião, as Deputadas Federais Sâmia Bomfim, Fernanda Melchionnna, Talíria Petrone, líder da bancada do PSOL, Lídice da Matta, componente da CCJ, e os Deputados Federais Ivan Valente, Chico Alencar e Pastor Henrique Vieira.
A recepção foi muito cortês, o Presidente da CCJ tendo explicado que a convocação da CCJ se fez para cumprir o rito regimental. Ele e o Relator do Caso Glauber Braga estão muito atentos aos argumentos do documento, tendo anotado pontos relevantes para a produção do Parecer da CCJ.
Ainda, disseram que o documento da Comissão será técnico, atento aos fundamentos jurídico-constitucionais e sem valoração de mérito. Espera-se que o Parecer resulte na restituição do Caso ao Conselho de Ética.
A composição do Conselho estará modificada, uma vez que houve vencimento dos mandatos de seus ilustres componentes.
Outra hipótese seria o seguimento do Caso ao Plenário da Câmara dos Deputados, após a emissão e aprovação do Parecer na CCJ.
Isso também levaria a uma análise técnica e o quanto esperado do Poder Legislativo, no exercício dessa função administrativa, imparcial.
O Presidente e o Relator consideraram importante a manifestação do qualificado grupo de juristas e se dispuseram a estar atentos aos relevantes fundamentos oferecidos.
Veja, a seguir, fotos do encontro e a redação final da Carta, e leia a notícia sobre o encontro na TV Estado de Direito.