Assista ao vídeo de lançamento da campanha Descentraliza SP, ocorrido em 16/08/24, das 10 às 12 horas, no auditório Florestan Fernandes da FESPSP.
Com a proposta de pensar a cidade de São Paulo de modo territorial e não apenas temático, e levando em conta as particularidades locais, a Rede Nossa São Paulo, com o apoio de outras organizações da sociedade civil, entre elas a Academia Paulista de Direito, promoveu o lançamento da campanha Descentraliza_SP.
O principal objetivo da ação é mobilizar a opinião pública para a compreensão da importância de uma mudança de visão não apenas administrativa, mas sobretudo política da Cidade e, assim, sensibilizar as candidaturas para a eleição municipal, da necessidade da descentralização para a redução das desigualdades.
Para poder explicar melhor a importância da descentralização, a Rede criou um website com informações sobre questões relacionadas ao tema e experiências em outras cidades ao redor do mundo, como Paris, Tóquio, Viena e Buenos Aires, entre tantas outras.
O site traz um manifesto, que pode ser assinado por todas as pessoas, aqui, e que será entregue oportunamente às candidaturas, para que se faça um compromisso para a descentralização e participação, como dinâmicas de governo.
A proposta da iniciativa é que as secretarias fiquem responsáveis por traçar as políticas públicas, cabendo às subprefeituras a implementação. Tudo isso sem a necessidade de contratação de novos funcionários, utilizando a estrutura atual existente nas secretarias.
Falaram, no evento de lançamento, coordenado por José Roosevelt Junior (Cebrap e Rede Nossa SP) e Caci Amaral (Rede Nossa SP) e demais membros da Rede Nossa SP:
na Primeira parte, cujio tema foi Orçamento, Administração e Descentralização:
- Ladislau Dowbor, economista, da PUC.SP — apresentação aos 7′21″;
- Ursula Dias Peres, professora de gestão de políticas públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP — apresentação aos 18′01″;
- Pedro Marin, especialista em gestão de políticas públicas, da Fundação Tide Setúbal — apresentação aos 29′52″;
- Félix Ruiz Sanchez, cientista social, do Observatório das Metrópoles de São Paulo — apresentação aos 41′09″;
e, na Segunda parte, cujo tema foi Participação, Território e Descentralização:
- Walter Caldana, arquiteto, da Universidade Presbiteriana Mackenzie — apresentação aos 57′23″;
- Luanda Maíra, estudante de ciências sociais e coordenadora do Centro de Relações de Trabalho e Desigualdades — apresentação à 1h9’22″;
- Brenda Silva, educadora, assistente social e pesquisadora — apresentação à 1h16’27″;
- Mateus Muradas, contador, do Fórum Social da Zona Leste — apresentação à 1h29’26″;
- Alfredo Attié, jurista, filósofo e escritor, da Academia Paulista de Direito — apresentação à 1h51’50″.
A apresentação foi feita por Igor Pantoja (Instituto Cidades Sustentáveis), Gioia Tumbiolo (Observatório Social do Brasil e Rede Nossa SP) José Roosevelt Junior e André Leirner (Cebrap).
O vídeo pode ser assistido, na íntegra, a seguir: