MANDELA DAY 2023
Festival Internacional, Multidisciplinar e Multicultural
Educação, Democracia e Antirracismo
Realiza-se, mais uma vez, na UNILAB, de 19 a 30 de julho de 2023, a celebração do International Mandela Day, , por meio de Festival, com o intuito de fortalecer as manifestações sociais, políticas e culturais, rumo à democracia, e, a luta contra o racismo.
A realização dá-se a partir do protagonismo do AMANDLA — Grupo de estudo, pesquisa e extensão sobre política pública: raça/etnia, gênero, desenvolvimento e territorialidade da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Ceará e Bahia). O AMANDLA é coordenado pelas professoras Matilde Ribeiro e Joana D’Arc Lima e certificado pelo CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
O Festival Mandela Day teve início em 2014, na UNILAB campus Malês (em São Francisco do Conde/BA).
A partir dessa experiência, a atividade passou a ser realizada nos dois campi da UNILAB - Malês, na Bahia, e Liberdade, em Redenção, no Ceará.
Destaca-se que este evento anual visa contribuir com a sociedade brasileira, mas, em especial com a UNILAB, no tratamento da diversidade étnico-racial, cultural, religiosa, de gênero e de orientação sexual. Esta universidade proporciona a interiorização e a internacionalização do ensino, tendo predominância de estudantes do interior da Bahia e Ceará, e dos internacionais da CPLP — Comunidade dos Países de Língua Portuguesa especialmente os PALOP — Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), fortalecendo a cooperação Sul-Sul.
Ressalta-se que esse Festival, também, se referencia nas Ações Afirmativas e nas Leis 10.639/03 a Lei 11.645/08 (que focam o ensino da cultura e história negra e indígena) como importantes instrumentos para a promoção da igualdade racial no Brasil.
A programação de 2023 é ocorre em dois formatos:
1) CICLO de DEBATES cinco sessões em modo virtual que agregam perspectivas de novos conhecimentos e estratégias de luta conectando diversas temáticas e instituições públicas e privadas. Ao final das exposições serão apresentados dois depoimentos: “a África que eu vi de perto” ilustrando visões de brasileiras/os que visitaram ou moraram em países do Continente Africano; e, “o Brasil que vi de perto” contendo as impressões e visões de africanas/os que vivem no Brasil e estudam na UNILAB;
2) CÍRCULO BRASILEIRO que ocorrerá de modo virtual e presencial em 15 cidades de sete Estados – Bahia, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e São Paulo.
O AMANDLA na condução do Festival Mandela Day conta com parcerias de grupos de estudos, pesquisa e extensão de universidades públicas e privadas; organizações não governamentais; instituições políticas e culturais.
Realização | Parcerias
|
Apoio financeiro e logístico |
AMANDLA — Grupo de estudo, pesquisa e extensão sobre política pública: raça/etnia, gênero, desenvolvimento e territorialidade – UNILAB/CE em conjunto com:
- CEA — Centro de Estudos África/UNILAB-BA - DCE — Diretório Central das/os Estudantes das UNILAB/CE - Instituto Feminista CASA LILÁS/CE - LÉLIA GONZALEZ — Projeto de Pesquisa e Extensão Lélia Gonzáles da UNILAB/CE - NEAABI/UNILAB — Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas - NULIM — Núcleo de Línguas e Linguagens do Campus Malês/UNULAB-BA |
- ABEÁfrica — Associação Brasileira de Estudos Africanos
- Associação do Quilombo Conceição das Crioulas/Salgueiro-PE - Companhia de Dança de Paracuru/CE - Coordenadoria de Igualdade Racial da Prefeitura de Fortaleza/CE - Fórum de Ações Afirmativas e da Educação das Relações Étnico-Raciais do Ensino Superior do Estado do Ceará - SEIR — Secretaria de Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará - Rede de Mulheres Negras do Ceará |
- Fundação Itaú para Educação e Cultura
- Instituto Federal do Ceará - UFABC – Universidade Federal do ABC - UFPR – Universidade Federal do Paraná
|