MANDELA DAY 2023

Festival Internacional, Multidisciplinar e Multicultural

Educação, Democracia e Antirracismo

Real­iza-se, mais uma vez,  na UNILAB, de 19 a 30 de jul­ho de 2023, a cel­e­bração do Inter­na­tion­al Man­dela Day, , por meio de Fes­ti­val, com o intu­ito de for­t­ale­cer as man­i­fes­tações soci­ais, políti­cas e cul­tur­ais, rumo à democ­ra­cia, e, a luta con­tra o racis­mo.

A real­iza­ção dá-se a par­tir do pro­tag­o­nis­mo do AMANDLA — Grupo de estu­do, pesquisa e exten­são sobre políti­ca públi­ca: raça/etnia, gênero, desen­volvi­men­to e ter­ri­to­ri­al­i­dade da UNILAB – Uni­ver­si­dade da Inte­gração Inter­na­cional da Luso­fo­nia Afro-brasileira (Ceará e Bahia). O AMANDLA é coor­de­na­do pelas pro­fes­so­ras Matilde Ribeiro e Joana D’Arc Lima e cer­ti­fi­ca­do pelo CNPQ – Con­sel­ho Nacional de Desen­volvi­men­to Cien­tí­fi­co e Tecnológico/Ministério da Ciên­cia, Tec­nolo­gia, Ino­vações e Comu­ni­cações.

O Fes­ti­val Man­dela Day teve iní­cio em 2014, na UNILAB cam­pus Malês (em São Fran­cis­co do Conde/BA).

A par­tir dessa exper­iên­cia, a ativi­dade pas­sou a ser real­iza­da nos dois campi da UNILAB - Malês, na Bahia, e Liber­dade, em Redenção, no Ceará.

Desta­ca-se que este even­to anu­al visa con­tribuir com a sociedade brasileira, mas, em espe­cial com a UNILAB, no trata­men­to da diver­si­dade étni­co-racial, cul­tur­al, reli­giosa, de gênero e de ori­en­tação sex­u­al. Esta uni­ver­si­dade pro­por­ciona a inte­ri­or­iza­ção e a inter­na­cional­iza­ção do ensi­no, ten­do pre­dom­inân­cia de estu­dantes do inte­ri­or da Bahia e Ceará, e dos inter­na­cionais da CPLP — Comu­nidade dos País­es de Lín­gua Por­tugue­sa espe­cial­mente os PALOPPaís­es Africanos de Lín­gua Ofi­cial Por­tugue­sa  (Ango­la, Cabo Verde, Guiné Bis­sau, Moçam­bique e São Tomé e Príncipe), for­t­ale­cen­do a coop­er­ação Sul-Sul.

Ressalta-se que esse Fes­ti­val, tam­bém, se ref­er­en­cia nas Ações Afir­ma­ti­vas e nas Leis 10.639/03 a Lei 11.645/08 (que focam o ensi­no da cul­tura e história negra e indí­ge­na) como impor­tantes instru­men­tos para a pro­moção da igual­dade racial no Brasil.

A pro­gra­mação de 2023 é ocorre em dois for­matos:

1) CICLO de DEBATES cin­co sessões em modo vir­tu­al que agregam per­spec­ti­vas de novos con­hec­i­men­tos e estraté­gias de luta conectan­do diver­sas temáti­cas e insti­tu­ições públi­cas e pri­vadas. Ao final das exposições serão apre­sen­ta­dos dois depoi­men­tos: “a África que eu vi de per­to” ilus­tran­do visões de brasileiras/os que vis­i­taram ou moraram em país­es do Con­ti­nente Africano; e, “o Brasil que vi de per­to” con­tendo as impressões e visões de africanas/os que vivem no Brasil e estu­dam na UNILAB;

2) CÍRCULO BRASILEIRO que ocor­rerá de modo vir­tu­al e pres­en­cial em 15 cidades de sete Esta­dosBahia, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Per­nam­bu­co e São Paulo.

 O AMANDLA na con­dução do Fes­ti­val Man­dela Day con­ta com parce­rias de gru­pos de estu­dos, pesquisa e exten­são de uni­ver­si­dades públi­cas e pri­vadas; orga­ni­za­ções não gov­er­na­men­tais; insti­tu­ições políti­cas e cul­tur­ais.

Real­iza­ção Parce­rias

 

Apoio finan­ceiro e logís­ti­co
AMANDLA — Grupo de estu­do, pesquisa e exten­são sobre políti­ca públi­ca: raça/etnia, gênero, desen­volvi­men­to e ter­ri­to­ri­al­i­dade – UNILAB/CE em con­jun­to com:

- CEA — Cen­tro de Estu­dos África/U­NI­LAB-BA

- DCE — Diretório Cen­tral das/os Estu­dantes das UNILAB/CE

- Insti­tu­to Fem­i­nista CASA LILÁS/CE

- LÉLIA GONZALEZ — Pro­je­to de Pesquisa e Exten­são Lélia Gonzáles da UNILAB/CE

- NEAABI/UNILAB — Núcleo de Estu­dos Africanos, Afro-brasileiros e Indí­ge­nas

- NULIM — Núcleo de Lín­guas e Lin­gua­gens do Cam­pus Malês/UNULAB-BA

- ABEÁfrica — Asso­ci­ação Brasileira de Estu­dos Africanos

- Asso­ci­ação do Quilom­bo Con­ceição das Crioulas/Salgueiro-PE

- Com­pan­hia de Dança de Paracuru/CE

- Coor­de­nado­ria de Igual­dade Racial da Prefeitu­ra de Fortaleza/CE

- Fórum de Ações Afir­ma­ti­vas e da Edu­cação das Relações Étni­co-Raci­ais do Ensi­no Supe­ri­or do Esta­do do Ceará

- SEIR — Sec­re­taria de Igual­dade Racial do Gov­er­no do Esta­do do Ceará

- Rede de Mul­heres Negras do Ceará

- Fun­dação Itaú para Edu­cação e Cul­tura

- Insti­tu­to Fed­er­al do Ceará

- UFABC – Uni­ver­si­dade Fed­er­al do ABC

- UFPR – Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Paraná