Em debate real­iza­do pela TV Democracia/Jornal Des­per­ta­dor, medi­a­do pelo Jor­nal­ista  Rafa Bruza, no dia 12 de jul­ho de 2023, Alfre­do Attié e Vic­tor Drum­mond dis­cor­reram sobre a Inteligên­cia Arti­fi­cial, Tec­nolo­gias, Éti­ca, Filosofia, Dire­ito e Sociedade Políti­ca.

Rafael Bruza é Jor­nal­ista for­ma­do em Madrid, em 2013, começou a empreen­der na área de jor­nal­is­mo com o lança­men­to de um meio de comu­ni­cação próprio chama­do “Inde­pen­dente”, um jor­nal eletrôni­co foca­do em temas políti­cos e soci­ais de inter­esse públi­co. Faz cri­ação de con­teú­do diário, seja em tex­to para o Inde­pen­dente e/ou vídeo para seu canal do Youtube. Tam­bém foi repórter e apre­sen­ta­dor da ver­são em por­tuguês do NCI Noti­cias, um pro­gra­ma cul­tur­al trans­mi­ti­do em diver­sas tele­visões da Ibero-Améri­ca, inclu­sive na “Tele­visión Españo­la”, a tele­visão públi­ca da Espan­ha, que pos­sui bons índices de audiên­cia na rede nacional do país. É um jovem jor­nal­ista que pre­tende ino­var a profis­são com tra­bal­ho sério, respon­sáv­el e foca­do em aju­dar o cidadão, sendo apre­sen­ta­dor, pro­du­tor e edi­tor do Jor­nal Des­per­ta­dor da TV Democ­ra­cia.

Alfre­do Attié é escritor, jurista e filó­so­fo, estu­dou dire­ito e história na USP, é Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas e Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, ten­do sido advo­ga­do, procu­rador do Esta­do de São Paulo e juiz de dire­ito, exercendo a função de desem­bar­gador no tri­bunal paulista. Autor de A Recon­strução do Dire­ito, 2003, Mon­tesquieu, 2018, Brasil em Tem­po Acel­er­a­do, 2021, Towards Inter­na­tion­al Law of Democ­ra­cy, 2022, e Dire­ito Con­sti­tu­cional e Dire­itos Con­sti­tu­cionais Com­para­dos, 2023. Mem­bro de enti­dades inter­na­cionais voltadas a defend­er meio ambi­ente, dire­itos humanos, justiça e paz e a apri­morar a democ­ra­cia.

Vic­tor Drum­mond real­i­zou estu­dos pós-doutorais em Dire­ito na Fac­ul­dade de Dire­ito de Lis­boa (FDUL), sendo Doutor em Dire­ito pela Uni­ver­si­dade Está­cio de Sá (UNESA). Mestre em Ciên­cias Jurídi­cas pela Uni­ver­si­dade de Lis­boa (FDUL). Grad­u­a­do em Dire­ito pela USU. É Pro­fes­sor do Pro­gra­ma de Pós-Grad­u­ação em Dire­ito da Fac­ul­dade Gua­nam­bi (BA), pro­fes­sor vis­i­tante da Uni­ver­si­dade de Lis­boa, pro­fes­sor vis­i­tante da Uni­ver­si­dade de San­ti­a­go de Com­postela, pro­fes­sor colab­o­rador da Esco­la da Mag­i­s­tratu­ra do Esta­do do Rio de Janeiro e pro­fes­sor vis­i­tante da Uni­ver­si­dad Com­plutense de Madrid. Coor­de­nador do Cul­tura, Arte, Dire­ito, Infor­mação e Sociedade (CADIS). Pesquisador vis­i­tante da Uni­ver­si­ty of Lon­don (Queen Mary). Tem exper­iên­cia na área de Dire­ito, com ênfase nos seguintes temas: dire­itos cul­tur­ais, dire­ito de autor, dire­itos conex­os, gestão cole­ti­va, con­hec­i­men­tos tradi­cionais, cria­tivi­dade, dire­ito, mer­ca­do, diver­si­dade cul­tur­al.

O Jor­nal Des­per­ta­dor é diário de notí­cias da TV Democ­ra­cia, apre­sen­ta­do e pro­duzi­do por Rafa Bruza e Bruna Pan­nun­zio.

O pro­gra­ma pode ser assis­ti­do, aces­san­do-se este link.