Recen­te­mente, Tom­ka Tomi­cic, apre­sen­ta­do­ra do pro­gra­ma mati­nal chileno Bien­venidos 13, expul­sou um dos con­vi­da­dos de seu pro­gra­ma, que nega­va que tivessem ocor­ri­do atos de vio­lên­cia, como tor­turas, desa­parec­i­men­tos força­dos e mortes, durante a ditadu­ra chile­na de Augus­to Pinochet. Tomi­cic afir­mou que aqui­lo era inad­mis­sív­el. Veja, aqui.

Ao con­sid­er­ar cor­re­ta a medi­da toma­da pela apre­sen­ta­do­ra chile­na, Alfre­do Attié, Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, e Dire­tor do Cen­tro Inter­na­cional de Dire­itos Humanos de São Paulo, da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, afir­ma que  “não se pode tol­er­ar a men­ti­ra sis­temáti­ca e mal inten­ciona­da sobre fatos tão rel­e­vantes quan­to são os crimes cometi­dos por regimes dita­to­ri­ais. A omis­são rel­a­ti­va­mente a essas men­ti­ras é uma das razões que nos trouxe à situ­ação pre­sente, em que men­tirosos assumem o poder, negan­do os males da escravidão, das ditaduras, negan­do a história, cen­suran­do e autor­izan­do vio­lên­cia con­tra a sociedade e destru­ição da natureza.”

Attié lem­bra arti­go que pub­li­cou em 2014, em que dizia que não se pode con­fundir “democ­ra­cia e tol­erân­cia com dis­cur­sos total­itários e men­tirosos, que bus­cam negar os males e mes­mo a existên­cia históri­ca das ditaduras e de seus crimes.” Para ele, “quem nega a existên­cia de tor­tu­ra e de atos sis­temáti­cos de vio­lên­cia no inte­ri­or de regimes dita­to­ri­ais, na ver­dade, age covarde­mente, ao ten­tar escon­der, de má-fé, seu apreço pelo autori­taris­mo e despre­zo pela democ­ra­cia.” E con­clui: “Se tol­er­amos o dis­cur­so total­itário, acol­he­mos a sua pre­sença como opção, no jogo da democ­ra­cia. Cor­re­mos o risco de que seus artí­fices assumam o poder. A omis­são em punir os que fiz­er­am e fazem esse tipo de dis­cur­so nos trouxe até aqui, em que, no mun­do todo, mas sobre­tu­do em nos­sa Améri­ca, propa­gadores de men­ti­ras e de vio­lên­cia assumem o poder, por meio de golpes e arreme­dos de eleição.”

Leia o arti­go, em que Attié bus­ca respon­der à questão se se deve ou não tol­er­ar o dis­cur­so total­itário, aqui.